Empresa associada ao TecnoUCS passa a ofertar serviço de transporte coletivo privado.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/02/2017 | Editado em 12/07/2017

Projeto da Mobilidade Urbana Inteligente – Murbi inicia, na primeira etapa, no atendimento a trabalhadores do Shopping Iguatemi. Ainda neste semestre, a ideia é atender também a comunidade acadêmica.

A partir do dia 13 de fevereiro entra em operação em Caxias do Sul, com implementação piloto no Shopping Iguatemi Caxias, um serviço inovador de transporte coletivo privado que se ajusta às necessidades dos usuários. Trata-se do Murbi – Mobilidade Urbana Inteligente, idealizado pelo empresário de transporte Rodrigo Pierozan e que conta inicialmente com seis empresas de transporte que atuam como operadoras do serviço: Pierozan, Giratur, Transfreitas, Tólebus, Cesar Tur e Magnitur, devidamente licenciadas e cadastradas na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana do município.

Esse projeto tem a parceria da UCS e do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) e foi apresentado à imprensa ontem, dia 1º de fevereiro, na Câmara de Dirigentes Logistas de Caxias do Sul.

Professor Odacir Graciolli, na apresentação no projeto à imprensa, explicou sobre o TecnoUCS e o interesse da Universidade por ideias inovadoras.

Para o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Odacir Graciolli, “esse projeto carrega uma mudança cultural, que tem, em seus alicerces, a inovação, o empreendedorismo contemporâneo e a colaboração de empresas do mesmo ramo”.

A empresa é associada ao TecnoUCS: a UCS acolheu a ideia desse projeto pela sustentabilidade econômica (com a otimização de recursos, conforto e segurança) e ambiental (com menos carros que deixam de circular pelas ruas). “Desde o início da concepção do projeto estivemos presentes e nosso interesse se dá pela constituição da empresa – mais inovadora, e como ela se potencializa. Nosso parque tecnológico tem cerca de 20 empresas associadas e queremos despertar a comunidade para ideias diferentes e que possam gerar o desenvolvimento de pesquisas, como essa do Murbi”, comenta Odacir.

As empresas que integram o Murbi contam com 300 veículos: parte da frota com equipamentos de acessibilidade para cadeirantes e motoristas profissionais treinados e homologados para o atendimento. Entre os benefícios estão a comodidade e conforto durante o trajeto (os passageiros só viajam sentados); segurança (as pessoas desembarcam em frente de suas residências e os carros são vistoriados regularmente pelo poder público para assegurar a perfeita condição de rodagem) e rapidez (a rota é planejada conforme as necessidades do usuário e a definição de local de interesse, horário e demanda concentrada).

O projeto, além da parceria da UCS e do Sindilojas, tem, entre os desenvolvedores, as empresas Mfischer Gestão de Marketing, Berra BPM, Elo Estratégico, Ubistart, Provver e FullSoft. Em uma segunda etapa, o Murbi deverá também ser estendido à UCS, para atender a comunidade acadêmica – funcionários, professores e alunos.

Foto: Luís Henrique Bisol Ramon