Intercâmbio: estudantes estrangeiros são graduados pela UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/03/2017 | Editado em 03/03/2017

Administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) possibilitou a muitos estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico, a oportunidade de realizar seus estudos de graduação.

Há mais de 20 anos, a UCS é parceira deste programa, quando recebeu, em 1996, a aluna Paula Adélia Melo de Oliveira Lima, de Cabo Verde. Ao atravessar o Oceano Atlântico, a acadêmica se interessou pelo curso de Hotelaria, optando pelo Turismo, no ano seguinte, para então graduar-se em 1998 e retornar ao seu país.
Nesses 21 anos, a UCS já recebeu mais de 50 alunos, e em 2016 contou com a colação de grau de três acadêmicos: Hamilton Moises Chivinga Xavier, de Angola, no curso de Direito; Pedro Sana Co Fati, de Guiné-Bissau, também do curso de Direito e Joel Tshibamba Mukendi, de Kinshasa, da República Democrática do Congo, no curso de Administração. Aliás, Joel seguirá estudando na UCS, agora no Programa de Pós-graduação em Administração.

Joel (à esquerda) com Vandoir Welchen, na colação de grau, em janeiro deste ano. Ambos também foram colegas na iniciação científica e seguem no Mestrado em Administração.

Há quatro anos em Caxias do Sul, Joel viu, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, uma oportunidade para conseguir um intercâmbio de longo prazo, permitindo assim uma interação cultural em profundidade. A experiência internacional, segundo ele, “foi, ao mesmo tempo, satisfatória e enriquecedora, porque o propósito do meu intercâmbio foi atingido. Assim, referente ao âmbito acadêmico, consegui me formar dentro do prazo estabelecido pelo curso. Também atuei como bolsista de iniciação cientifica. No âmbito pessoal, o intercâmbio cultural e linguístico ocorreu, pois, durante esses quatro anos, aprendi a me comunicar em português – já que o português não é minha língua materna – e conhecer a cultura gaúcha na sua abrangência”.

A experiência como bolsista de iniciação científica no Programa de Pós-graduação em Administração proporcionou a ele vários conhecimentos, “me colocando em um processo de aprendizagem contínua, até me formar. É por isso que eu quis dar continuidade a esse processo de aprendizagem, iniciando no Mestrado em Administração. Após o mestrado eu gostaria de ir para outro país fazer um novo intercâmbio, pois acredito que a minha formação como acadêmico precisa disso. Mas depois dessa jornada, pretendo retornar ao meu país”.

Quanto ao seu novo curso, Joel espera que o mesmo acrescente mais aos conhecimentos já adquiridos, “me proporcionando assim uma capacidade de cognição cada vez mais crescente para servir em benefício da comunidade em que estou ou estarei inserido. Em outras palavras, espero que esse novo curso incentive e sustente o meu crescimento como estudante no processo de aprendizagem contínua, ou seja, me coloque em uma situação que consiste em aprender a aprender”.

O que é o PEC-G

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação foi criado em 1965 pelo Decreto nº 55.613 e, atualmente é regido pelo Decreto nº 7.948. É administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país. As inscrições para estudantes estrangeiras – para ingressarem nas IES brasileiras em 2018 – estão abertas de 15 de maio a 17 de julho deste ano.

Cursos ofertados na UCS

A UCS oferta vagas para os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Dança, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Fisioterapia, Fotografia, Gastronomia, Hotelaria, Letras – Português, Matemática, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Polímeros, Psicologia, Serviço Social, Sistema de Informações, Tecnologias Digitais e Turismo.

Foto: Acervo pessoal