Acreditação Hospitalar no nível de excelência em gestão marca comemoração dos 19 anos do Hospital Geral.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/03/2017 | Editado em 12/07/2017

Certificado será entregue nesta sexta-feira, dia 10, em evento que terá a presença do governador José Ivo Sartori.

Inaugurado em 19 de março de 1998, o Hospital Geral de Caxias do Sul  (HG) é a única instituição hospitalar da região que atende exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde e, há 19 anos, é referência em diversos serviços para a população de 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

As comemorações de aniversário incluem uma série de atividades, que se iniciam nesta sexta-feira, dia 10, com a entrega do certificado de Acreditação Hospitalar, no nível III, ou de excelência em gestão, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com início às 13 horas, o evento, no Salão de Atos do Bloco A, terá a presença do governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

O HG já recebeu em 2014, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o certificado de Acreditação Hospitalar no nível I e,  em 2015, no nível II. Periodicamente, o Hospital passa pela avaliação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) que visa manter o padrão de qualidade dos serviços e, consequentemente, manter a validade do certificado.

Programação de aniversário
– 10 de março (sexta-feira), às 13 horas – Entrega do Certificado de Acreditação Nível III, no Salão de Atos do Bloco A.
– 14 de março (terça-feira), às 14 horas – Apresentação do músico Marcos De Ros, nos diferentes setores de internação do HG e, às 16 horas, celebração religiosa de aniversário, na Capela do Hospital.
– 16 de março (quinta-feira), às 11h30min – Abraço ao HG (com os Médicos do Sorriso) e apresentação da Camerata de Violoncelo de Caxias do Sul, com o professor Fábio Chagas, na recepção do HG.
– 17 de março (sexta-feira) – Visita dos voluntários da Recreação Terapêutica aos diferentes setores de internação, com a entrega de um CD e DVD da Orquestra Sinfônica da UCS.

19 anos de assistência integral, universal e gratuita, para toda a população da região.

O HG oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia.

O HG presta assistência integral e sistematizada para toda a população da região, de forma universal e gratuita, oferecendo  atendimento multiprofissional. Para isso, conta com uma estrutura física de mais de 17 mil m² de área e uma equipe de cerca de 900 profissionais. É uma Instituição de ensino, por onde passam, por semestre, mais de 650 acadêmicos da UCS, além de formar médicos especialistas em 13 diferentes áreas. Desenvolve programas de capacitação permanente e voltados à humanização do ambiente hospitalar, contribuindo para oferecer uma assistência em saúde qualificada e comprometida.

Fotos: Claudia Velho