UCS Cinema exibe o filme-documentário “Festa da Uva 80 anos – A Celebração de uma Identidade”.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/03/2017 | Editado em 07/03/2017

Com entrada franca,  sessões serão nesta sexta-feira, às 18h e 20h, e no sábado, às 16h e 19h.

O filme-documentário “Festa da Uva 80 anos – A Celebração de uma Identidade”, do diretor Airton Soares, da CDI Filmes, de Porto Alegre, será exibido, com entrada franca, no UCS Cinema, nesta sexta-feira, 10 de março (com sessões às 18 horas e às 20 horas) e sábado, dia 11 de março (com sessões às 16 horas e às 19 horas).

A cultura da uva foi de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul. Em 1931, uma exposição discreta e elegante de uvas realizada na sede de um clube social da cidade celebrava a vindima e o trabalho dos agricultores. Oficialmente, a primeira Festa da Uva ocorreu em 1932 e foi considerada o primeiro grande evento do gênero no Rio Grande do Sul. Uma celebração que se tornou parte da própria história da cidade, do caxiense e, principalmente, da cultura ítalo-brasileira.

Os detalhes de como a festa surgiu e se desenvolveu, os fatos mais importantes, as figuras proeminentes, as influências sociais, econômicas, políticas e culturais estão registrados neste filme-documentário. “O interesse pela história da Festa da Uva vem de muito tempo. Gerou meu primeiro longa, “Caxias do Sul Tradição e Inovação de um Povo”, onde constatei a enorme importância deste evento para a cultura, para os costumes e para o desenvolvimento deste povo que trabalha e tem fé em um amanhã melhor, mais próspero e com fartura”, afirma o diretor Airton Soares.

O filme tem cerca de 84 minutos e conta a história da Festa da Uva por meio de imagens e fotografias de acervos pessoais e públicos, imagens produzidas nas edições da festa de 2010 e 2012, além de depoimentos de historiadores e pesquisadores da área como Cleodes Piazza Julio Ribeiro, Luiza Iotti e Véra Stedile Zattera, jornalistas e empresários. O filme foi gravado em Caxias do Sul e na Itália, em cidades como Gênova, Turim, Verona, Vicenza e Milão.
Conforme o diretor, o filme-documentário traz detalhes de como ocorreu o processo de imigração italiana em Caxias. “Mostramos os desafios, as histórias, a chegada dos imigrantes ao Brasil, o surgimento de uma festa, a interrupção durante a Segunda Guerra Mundial, o retorno nos anos 50 e sua nova dimensão e importância, as perspectivas nas décadas de 70 e 80, as mudanças nos anos 2000 e a edição de uma nova era da festa em 2012”, acrescenta.

“Festa da Uva 80 anos – A Celebração de uma Identidade” é uma viagem ao passado e um passeio pela fase atual do evento e sua relação com o turismo, a gastronomia e a economia do município, do estado e do país. No olhar de Airton Soares, a festa mudou muito ao longo de todos estes anos. “Ela surgiu para promover e divulgar o trabalho dos agricultores. Neste aspecto, ela não serve mais para demonstrar o que é produzido aqui, assim como era no seu início. Atualmente, não funciona como uma vitrine do potencial industrial de Caxias, e sim como uma vitrine da identidade local, porque ainda é uma celebração à origem italiana. Quanto a isso, existe a intenção de promover esta origem e todos os seus aspectos culturais e gastronômicos, despertando o interesse turístico pela região”, avalia.