Observatório do Trabalho apresenta Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho 2017.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/03/2017 | Editado em 06/03/2017

O Observatório do Trabalho apresentou nesta segunda-feira (6 de março), no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho 2017. O estudo trouxe dados sobre a inserção da mulher caxiense no mercado de trabalho formal do Município.

Conforme os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2015, as mulheres ocupam 44,8% dos 164,6 mil postos de trabalho formal da cidade. Embora a participação feminina tenha crescido na última década, elas ainda ganham, em média, 19,6% a menos que os homens.

De acordo com a coordenadora do Observatório do Trabalho, professora Lodonha Coimbra Soares, a defasagem da remuneração vem caindo lentamente, em parte por causa do aumento da escolarização das trabalhadoras. “Elas já são 60,9% dos trabalhadores formais com Ensino Superior no município, essa qualificação eventualmente tem que refletir em remuneração”, explica.

Além da persistente desigualdade de renda, o mercado de trabalho caxiense ainda mantém setores tipicamente femininos e masculinos: as mulheres são maioria nos Serviços (59,7%), mas quase ausentes na Construção Civil (7,5%).

A segunda parte do Boletim buscou descobrir se a raça/cor da trabalhadora é determinante para sua colocação no mercado de trabalho. De acordo com os dados da RAIS, a maioria dos trabalhadores formais de Caxias do Sul é de cor branca, totalizando 131,2 mil postos. Em seguida aparecem os trabalhadores de cor parda e preta, com 7,4 mil e 3,9 mil vínculos, respectivamente.

Na próxima quarta-feira, dia 8 – Dia Internacional da Mulher, o Boletim será apresentado às 18h15min, na sala Sincontec do Bloco J do Campus-Sede.

Saiba mais sobre o Boletim