Aprovado pela CAPES, projeto interinstitucional resgata produção de escritoras sul-rio-grandenses.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/03/2017 | Editado em 07/03/2017

Projeto é uma parceria de pesquisadores da PUCRS, FURG e UCS, e está focado na escrita e na biografia de onze mulheres que viveram – e escreveram – entre o final do século XIX e o início do século XX. 

As pesquisadoras Cecil Jeanine Albert Zinani e Salete Rosa Pezzi dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura fazem parte do projeto de pesquisa “Retratos de Camafeu: biografias de escritoras sul-rio-grandenses”, de caráter interinstitucional que reúne pesquisadores da PUCRS (instituição líder), da FURG e da UCS. Vencedor do edital da Capes nº 13\2015 “Memórias brasileiras: biografias”, o projeto é coordenado pela professora Maria Eunice Moreira, da PUCRS.

A proposta  consiste na produção de biografias de escritoras sul-rio-grandenses que publicaram no final do século XIX e início do século XX e permanecem ignoradas pela historiografia literária, sem o merecido reconhecimento. As onze mulheres a serem biografadas – Anália Vieira do Nascimento (Porto Alegre), Andradina América Andrade de Oliveira (Porto Alegre), Arminda (Itaqui), Cândida Fortes Brandão (Cachoeira do Sul), Ibrantina Cardona (Porto Alegre), Júlia César Cavalcanti (Pelotas), Julieta de Mello Monteiro (Pelotas), Luísa Cavalcanti Guimarães (Pelotas), Maria Clara da Cunha Santos (Pelotas), Sofia A. Benny (Pelotas), Tercília Nunes Lobo (Porto Alegre) – escreveram nesse periódico português entre os anos de 1873 a 1903 e tiveram suas produções divulgadas no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, editado em Lisboa, a partir do ano de 1851.

Segundo as pesquisadoras da UCS, “por meio da escrita da biografia dessas mulheres de letras, pretende-se resgatar vida e obra de uma parcela significativa do mundo literário, enfatizando seu papel pioneiro, em um contexto histórico e social no qual as figuras femininas tinham pouco acesso à educação e um papel subalterno na sociedade. Embora vivendo fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo, algumas delas, inclusive, do interior do Rio Grande do Sul, já naquela época, obtiveram reconhecimento internacional com seus textos. Entretanto, apesar dessa trajetória de êxito, permanecem ignoradas pela historiografia oficial”.

Além de resgatar a história de vida dessas mulheres, no contexto da produção literária rio-grandense, a pesquisa assume também o compromisso de dar visibilidade à sociedade sobre a produção da mulher, no século XIX, revelando também um compromisso com o discurso feminino.

O interesse pela literatura escrita por mulheres vem de longa data, tendo constituído objeto de estudo de doutorado das duas pesquisadoras, cujas teses já foram publicadas no formato de livro. Cecil escreveu Literatura e gênero: construção da identidade feminina; Salete escreveu Duas mulheres de letras: representações da condição feminina. Desde então, as professoras continuam pesquisando os Estudos Culturais de Gênero, com a  organização de diversas obras, que tratam sobre o tema.

Nos Estudos Culturais de Gênero, destacam-se duas grandes linhas de pesquisa: o estudo de escritoras contemporâneas e o resgate daquelas vozes femininas esquecidas, que escreveram, publicaram, tiveram sucesso junto ao público leitor, e, posteriormente, foram ignoradas pelas histórias da literatura. O projeto de pesquisa “Retratos de Camafeu: biografias de escritoras sul-rio-grandenses” está inserido nessa última vertente, voltando-se especialmente a escritoras oitocentistas do Rio Grande do Sul que publicaram no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiras, em Lisboa.

As pesquisadoras também destacam que a importância do engajamento da Universidade de Caxias do Sul –  principal vetor de transformação da sociedade pela produção e difusão do conhecimento – nas discussões tanto para o alargamento da investigação científica  quanto para  o aprofundamento do caráter educativo e formativo do ser humano, missão precípua da Universidade.