ISAM-UCS e Ministério das Cidades realizam formação em planos de saneamento básico.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/03/2017 | Editado em 10/03/2017

Realizado em nível nacional, curso elaborado pelo Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS), será na modalidade EaD e destina-se a gestores e técnicos dos municípios e estados. Com mil vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas até 28 de março.

O Instituto de Saneamento Ambiental desenvolveu e vai ministrar o Curso Planos de Saneamento Básico, oferecido gratuitamente pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), para gestores e técnicos de municípios, governos estaduais, prestadoras de serviços em saneamento, consórcios, associações de municípios, agências reguladoras e outras entidades relacionadas ao saneamento, bem como a sociedade civil interessada no tema. Com carga horária de 40 horas e sem custo para o participante, o curso terá a participação de oito professores da UCS. As inscrições estão abertas até o dia 28 de março e as aulas ocorrem entre 3 de abril e 5 de junho.

Em parceria com o Ministério das Cidades, por meio da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCESA), o curso visa promover o conhecimento sobre o processo de elaboração de planos de saneamento básico em conformidade com a legislação vigente e com base em processos participativos. Organizado em módulos, ele se realiza por meio da Plataforma Moodle do Portal Capacidades, pelo qual também devem ser feitas as inscrições. Para receber o certificado, é necessário obter pelo menos 70% de aproveitamento nas atividades.

Módulos

Módulo 1 – O Saneamento Básico no Brasil – Aspectos Fundamentais

Módulo 2 – Fundamentos para a Elaboração de Planos de Saneamento Básico

Módulo 3 – A Participação Social na Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Módulo 4 – Estudos para a Elaboração do Diagnóstico

Módulo 5 – Planejando o Futuro do Saneamento

Módulo 6 – Monitoramento e Avaliação da Implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico

Módulo 7 – Contratação, Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Saneamento Básico