Intercâmbio: estudantes de diferentes idiomas e culturas se conectam na Universidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/03/2017 | Editado em 13/03/2017

No primeiro semestre, 38 estudantes estrangeiros estudam na UCS. Entre as atividades de boas-vindas, o grupo participou de um encontro na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha. 

Estudantes de 13 países se encontram na UCS para mais um período de estudos em cursos de graduação. Os acadêmicos são originários de instituições de ensino da Alemanha, Angola, Argentina, Colômbia, Espanha, Finlândia, Guiné Bissau, Honduras, Itália, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Carmina Perez, 22, da cidade de Puebla, no México.

Integração

Na Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha, na quinta, dia 9, parte do grupo de estudantes estrangeiros foi recepcionada pelo chef, e professor da Escola, Charlie Tecchio, que preparou um risoto de açafrão. Além de se deliciarem com a receita, os estudantes foram introduzidos à culinária brasileira  e puderam conhecer alguns dos seus ingredientes e condimentos.

Na sexta-feira, 10, a recepção aos intercambistas teve continuidade com diversas atividades promovidas pelo UCS Internacional. Munidos de orientações sobre o Programa de Português para Estrangeiros, do Programa  UCS Línguas Estrangeiras, o grupo também pode aprender passos e dançar ritmos brasileiros. Na sequência, receberam orientações gerais sobre os protocolos da Universidade e sobre o ambiente do Campus e da cidade de Caxias do Sul

O intercambista Olli, da Finlândia.

Carmina Perez (foto), 22, da cidade de Puebla, no México, diz estar encantada com a recepção. Ela, que há 20 dias chegou à UCS para dar continuidade aos estudos em Comércio Internacional, iniciados na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, conta que realizou um sonho ao chegar ao Brasil. “Falo muito pouco português, mas os colegas e professores são muito simpáticos e alegres. Todos sempre estão dispostos a me ajudar quando necessito de algo. Estou adorando a experiência”, afirma.

Olli-Martti Aleski Ylá-Outinen (foto) é o segundo finlandês a escolher a UCS como destino de intercâmbio. Natural de Turku e matriculado na Universidade de mesmo nome, no curso de Engenharia Ambiental, o rapaz de 23 anos explica que procurou a América Latina porque queria um desafio. “Não conhecia nada da América Latina e procurava um choque cultural. Estou muito surpreso com a influência italiana na cidade, que não imagina encontrar por aqui. Sabia que os latinos eram amigáveis, mas não imaginava que fossem tanto, são todos muito simpáticos”, conta.

O empenho na recepção é constante. Fabíola Carla Sartori, coordenadora do Programa UCS Internacional, explica que, nos últimos semestres, tem crescido o ingresso de intercambistas, sobretudo para atividades do curso de Medicina. “O interesse de acadêmicos estrangeiros pela UCS é cada vez maior, e nos esforçamos para melhorar sempre mais a estrutura para recebê-los”, destaca.

Fotos: Claudia Velho e Josmari Pavan.