Programa Regional de Ação Conjunta Município e Universidade discute planejamento para 2017.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/03/2017 | Editado em 16/03/2017

A gestão democrática para uma educação básica de qualidade irá pautar, durante o ano, as ações do Programa Regional de Ação Conjunta Município e Universidade, que integra a Pró-Reitoria Acadêmica, com a realização de um curso de formação continuada. A definição ficou acertada, por intermédio de metodologia participativa, em encontro promovido na última terça-feira, dia 14, que contou com a presença de 30 pessoas.

O Programa existe há 23 anos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da educação básica na região de abrangência da Universidade. Os secretários municipais de Educação e as coordenadorias regionais de Educação constroem com a UCS um espaço de diálogo, articulação e formação continuada sobre as mais diferentes temáticas que dizem respeito à educação escolar e não escolar. Trata-se de um fórum permanente de discussão realizado em parceria, tendo como público-alvo os professores da rede pública de ensino.

Professores-pesquisadores da UCS, dos programas de pós-graduação stricto sensu e do Programa Integrado das Licenciaturas, além de uma equipe de gestão e coordenação pedagógica, desenvolvem atividades estruturadas e continuadas, de forma gratuita, para os municípios e representantes das Coordenadorias de Educação de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria. As atividades podem ser realizadas nos municípios ou na própria Universidade.

Os professores Maria Elena Manozzo Boniatti, Delcio Antonio Agliardi e Odete Araldi Bortolini, que integram a equipe do PRAC, acreditam que a UCS é uma parceira estratégica dos municípios e das coordenadorias de Educação para a qualificação de processos de desenvolvimento da política educativa voltada para melhoria das condições de ensino e aprendizagem, pautados na pesquisa e na reflexão acadêmica.

Fotos: divulgação/PRAC