UCS Sênior: reflexão sobre envelhecimento e longevidade marca atividade de volta às aulas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/03/2017 | Editado em 07/08/2017
Coral Vívere marcou presença na palestra de início de semestre do Programa UCS Sênior.

O UCS Teatro sediou, na tarde desta segunda-feira, dia 20 de março, o reencontro dos alunos que frequentam o Programa UCS Sênior. Conversas animadas e a apresentação do Coral Vívere – regido por José Elias Dotti – antecederam a palestra do  médico João Senger, especialista em Geriatria e mestre em Saúde Coletiva, que na aula de início de semestre do UCS Sênior, abordou sobre Envelhecimento e Longevidade no mundo contemporâneo.

O encontro reuniu mais de 500 participantes do Programa que conta com 900 alunos matriculados neste primeiro semestre. Os alunos matriculados nos campi da Região das Hortênsias, de Vacaria e do Vale do Caí  também acompanharam, por videoconferência, a interlocução do palestrante – também professor do curso de especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso, que procurou instigar uma reflexão sobre como se preparar para viver com mais idade e com mais qualidade de vida, revendo as noções de velhice e aposentadoria até então predominantes na sociedade.

O primeiro evento do ano teve como objetivo dar as boas-vindas aos alunos que estão no Programa UCS Sênior desde o seu início, há 25 anos, e aos que estão há 12, 10 … ou 5 anos, bem como aos que estão iniciando agora o seu primeiro semestre de atividades. A intenção também foi de valorizá-los como acadêmicos da Instituição e integrá-los às diversas ações do Programa.

Para o coordenador do UCS Sênior, professor Delcio Agliardi, o programa valoriza a experiência adquirida de cada um e trata de um processo de desenvolvimento na aprendizagem humana.  “A UCS é uma instituição de ensino sênior que está completando 50 anos de atividades e  avança com a Rede UCS Sênior, pela região, com novos desafios e possibilidades de interação com a população de diversos municípios. Ainda neste ano, vamos sediar o Fórum Gaúcho de Instituições de Ensino Superior com ações voltadas ao envelhecimento”.

Senger fez reflexão sobre a preparação para se viver melhor.

O professor Marcelo Faoro de Abreu, coordenador de Extensão, ao salientar o envolvimento de professores, coordenadores e dos próprios alunos na concepção do UCS Sênior, enfatizou que a longevidade vem sendo realmente vivida: “as pessoas estão vivendo mais e estamos colaborando com isto, para que esse viver a mais tenha qualidade”.

Para João Senger, o envelhecimento sempre chamou a atenção do homem e, atualmente, vivemos a a revolução da longevidade. Ele exemplificou que no conceito cronológico, a camada que mais cresce na população mundial são os que têm entre 80 e 85 anos. “A sociedade precisa se preparar para receber esses idosos. No Brasil, em 2050, o país terá 64 milhões de idosos, representando 29% da população”.

Programa UCS Sênior

A UCS se antecipou no tempo e criou, em 1991, o programa de atendimento às pessoas com mais de 50 anos de idade, visando preparar o envelhecimento e desenvolver ações articuladas com a comunidade local e regional. A Instituição oferece diversos cursos e atividades para que a pessoa sênior possa aprender e ensinar, cuidar do corpo e da mente, fazer novas amizades e desenvolver-se integralmente em três áreas do conhecimento:

 

Reencontro do início de semestre no Programa UCS Sênior.
  • Saúde, lazer e educação para o movimento.
  • Atualização e aquisição de conhecimentos.
  • Arte e cultura.

Durante 25 anos de atividades, o Programa UCS Sênior já recebeu 4.554 alunos. Hoje, conta com 900 alunos (1.235 matrículas) e estende suas ações aos campi de Canela, Vacaria, Farroupilha e São Sebastião do Caí.

Fotos: Claudia Velho