TecnoUCS alinha parceria com fabricante chinesa de caminhões.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/03/2017 | Editado em 12/07/2017

Instalando-se no RS e passando a produzir na fábrica da Agrale, Foton Aumark prepara-se para o mercado brasileiro apoiada pelo desenvolvimento tecnológico da Universidade de Caxias do Sul.

Gerente de Projetos da Foton na China, Kevin Wu; coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini; gerente de Projetos da UCS, Romeu Bertuol; pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli; coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr; diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Foton Aumark do Brasil, Leandro Lucki Gedanken; e o gerente de Qualidade da empresa, Jânio Vaz Bragança. Reunião firmou acordo para a realização de ensaios, certificações e desenvolvimento de produtos, processos e metodologias.

A Universidade de Caxias do Sul é a mais nova parceira da Foton Aumark, fabricante chinesa de veículos de carga, passageiros e de passeio, em suas operações no Brasil. Em uma reunião na quarta-feira, dia 22, entre a Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS e representantes da empresa definiram a primeira fase de atividades, referente a testes de componentes para fabricação de caminhões em laboratórios do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade – TecnoUCS.

Depois de termo de confidencialidade visando, inicialmente, a um acordo de prestação de serviços previamente assinado entre as partes, o diretor de Engenharia e Desenvolvimento, Leandro Lucki Gedanken, e o gerente de Qualidade, Jânio Vaz Bragança, da unidade brasileira da empresa, e o gerente de Projetos da matriz, na China, Kevin Wu, estiveram na UCS para conhecer os laboratórios de ensaios de materiais metálicos e poliméricos e para alinhavar o atendimento das diferentes demandas da montadora.

“Por ser uma multinacional que está se instalando no RS, a Foton necessita estruturar-se não apenas para a produção como perante as normatizações do mercado brasileiro”, explica o coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini. “Como parceira, a UCS pode atuar desde a realização de testes e ensaios de componentes e do produto final até o desenvolvimento de tecnologia, de processos e de metodologias de avaliação de fornecedores locais, além das certificações destas etapas de produção”, complementa, apontando as potencialidades da transferência de conhecimento que formam o conceito do TecnoUCS.

ACI, Suspensys e Castertech

Além da Foton Aumark, outras duas visitas técnicas de empresas ocorrem neste período na Universidade. Nesta sexta, dia 24, uma comitiva de empresários ligados à Associação Comercial e Industrial (ACI) de Carlos Barbosa vai conhecer a estrutura e serviços dos laboratórios das áreas de Engenharia, Saúde e Biotecnologia do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS.

Na sexta seguinte, dia 31, representantes da Suspensys e da Castertech, integrantes da holding Randon, parceira tradicional da Universidade, também vão conferir os ambientes de pesquisa, desenvolvimento e inovação ligados aos segmentos de materiais metálicos e poliméricos. Segundo Ferrarini, conforme acordado com as Empresas Randon, haverá uma sequência de visitações para verificação das novas demandas de cada empresa do grupo para o correspondente atendimento por parte da estrutura do TecnoUCS.

Foton opera em espaço da Agrale e constrói fábrica em Guaíba

A Foton Aumark do Brasil assinou protocolo de intenções com o Estado em 2013 para construir um parque industrial no município de Guaíba, na região Metropolitana. A área, de 100 hectares, é a mesma destinada pelo governo Antônio Britto (1995-1998) para a instalação da Ford, que trocou o RS pela Bahia em 1999, no início da administração Olívio Dutra (1999-2002).

Previsto para entrar em funcionamento em janeiro do ano passado, o empreendimento atrasou devido à demora na transferência do terreno para a empresa, na tramitação do projeto para licenciamento e pela dependência da aprovação e liberação de financiamento de R$ 80 milhões solicitado pela empresa ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – o plano de implantação prevê um investimento total de R$ 250 milhões.

Com isso, a Foton formalizou um contrato de 12 meses, iniciado em junho do ano passado, com a Agrale, para iniciar a fabricação no Estado produzindo em Caxias do Sul caminhões de 3,5 e de 10 toneladas. Durante 2017 foi organizada a linha de montagem. Nesta quarta, mesmo dia da reunião com a UCS, chegaram à cidade os contêineres com peças e equipamentos para fabricação dos primeiros veículos na unidade local.

Saiba Mais

Foton no Brasil

Empresa independente e de capital 100% nacional criada em 2010, a Foton Caminhões é responsável pela produção e comercialização dos caminhões da marca no Brasil, além do fornecimento de peças de reposição e dos serviços de pós-venda, incluindo revisões e manutenções. A sede administrativa e o estoque logístico ficam em Várzea Paulista (SP).

Em abril de 2014, a Foton iniciou a instalação da fábrica própria em Guaíba, projetada para ter a capacidade de fabricar 20 mil unidades/ano de diversos modelos de caminhões e SUVs. Para atender o mercado interno enquanto a unidade não está concluída, a empresa decidiu organizar uma linha de montagem na fábrica da Agrale, também produtora de caminhões leves e médios, em Caxias do Sul.

Foton no Mundo

A Beiqi Foton Motor Group é a maior montadora de caminhões da China. Fundada em 28 de agosto de 1996, no distrito de Changping da capital Pequim, a empresa conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures com grandes montadoras e sistemistas globais para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de produtos. A companhia tem 16 divisões – entre veículos e componentes – e cerca de duas mil concessionárias no país-sede.

Atualmente, comercializa, para mais de 90 países através de 156 concessionárias, colocando no mercado caminhões (semileves, leves, médios, pesados e extrapesados), ônibus, veículos utilitários, picapes e automóveis de passeio. Investindo em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, a Foton tem 171 patentes automotivas registradas, que abrangem desde peças exclusivas em design até componentes mecânicos específicos.

Em seus 14 anos de existência a empresa produziu e vendeu mais de 3 milhões de veículos. Na América do Sul, opera, além do Brasil, na Colômbia, Bolívia, Chile e Peru.

Foto: Claudia Velho