Solenidade de entrega de diplomas a novos mestres e doutores titulados pela UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/04/2017 | Editado em 11/04/2017

A cerimônia de entrega de diplomas aos egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu reuniu, na última sexta-feira, dia 7 de abril, os novos mestres e doutores titulados pela Universidade. Esta foi a terceira edição da solenidade, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que também comemorou a titulação de número 1.500, de Keth Ribeiro Garcia, com a dissertação de mestrado “Utilização de nanofibras de celulose de biomassas residuais das indústrias do papel e fumageira como adjuvante na preparação de granulado contendo teofilina”, defendida no dia  31 de março, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias, com orientação da professora Rosmary Nichele Brandalise.

A cerimônia, além da presença dos novos mestres e doutores acompanhados pelos seus familiares, contou com a participação do reitor Evaldo Kuiava, que parabenizou a trajetória dos titulados, e de coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu. Em sua saudação, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela, destacou “que o atual sistema de pós-graduação da UCS, no nível stricto sensu, é composto por quase 200 pesquisadores e quase mil alunos, situados entre os que estão regularmente matriculados e aqueles que cursam disciplinas isoladas. Não há dúvidas de que a pesquisa e a pós-graduação da UCS está consolidada pela qualidade dos projetos desenvolvidos e um número significativo de bolsas e de projetos financiados por importantes agências de fomento, tanto no cenário nacional como no internacional. Também contamos com apoio da própria universidade para o desenvolvimento de projetos associados a interesses sociais e institucionais”.

A UCS mantém 15 programas de pós-graduação stricto sensu com 16 mestrados e oito doutorados.

Conhecimento
Guilherme Bembom dos Santos da Silva, mestre em Engenharia de Processos e Tecnologia, e Natália Pagnoncelli Lorandi, mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais, falaram em nome dos titulados, salientando que “a vida é repleta de questionamentos e inúmeras são as perguntas não respondidas para a existência. Leis e princípios são criados e mensurados, todavia, todas as partes integram o todo sem responder ao todo de maneira completa. Ao ingressar na Academia, acreditamos que responderemos todas estas questões da existência e que encontraremos o remédio das misérias do homem. No entanto, o Conhecimento é um campo vasto, sem fronteiras e pouco domesticado, onde o novo é rotineiro e o velho sempre pode ser redescoberto”.

Citando o filósofo austríaco, naturalizado britânico, Ludwig Wittgenstein, que “os limites do meu conhecimento são os limites do meu mundo”, os novos mestres enfatizaram: “almejamos estender nosso conhecimento além das fronteiras convencionais, atingindo o máximo de nossa capacidade, a fim de que a sociedade obtenha de nós, o melhor”.

Aos familiares, presentes na solenidade, disseram que todos contemplaram os dramas e esforços vivenciados por eles, “e justamente o auxílio e o conhecimento de cada um é que nos permitiu estar aqui, em um dia de alegria e importância para o crescimento e qualidade da nossa vida pessoal e profissional”.

Foto Itália