Acadêmicos de Agronomia analisam produtividade de solo em propriedades rurais de Farroupilha.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/04/2017 | Editado em 11/04/2017

Ações fazem parte do convênio de cooperação firmado entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Farroupilha. 26 acadêmicos de Agronomia, matriculados na disciplina de Manejo e Conservação do Solo, participam do projeto, que beneficiará cinco famílias localizadas no 4º Distrito do município. Intercâmbio entre estudantes e agricultores potencializa aprendizagens e socializa o conhecimento técnico e científico produzido pela Universidade.

“Os alunos estão fazendo a coleta e análise de amostras de solo de propriedades rurais, caracterização do sistema de manejo, identificação de pontos críticos (positivos e negativos), com o objetivo de sugerir uma lista preliminar de indicadores, avaliar relevo, posição geográfica, vegetação, hidrografia, entre outros, que resultará nas características do solo. O objetivo é elaborar um profundo diagnóstico do solo de Farroupilha. O levantamento permitirá conhecer a realidade e oferecer essas informações àqueles que querem e acreditam na possibilidade de investimentos na área rural. Os dados servirão como base de instrumento para o desenvolvimento rural do município”, explica a coordenadora do curso de Agronomia, professora Katiuscia Fonseca dos Santos Strassburger.

As ações em Farroupilha são desenvolvidas por estudantes da disciplina de Manejo e Conservação do Solo, ministrada pela própria coordenadora. Para a atividade, o poder público disponibiliza gratuitamente o transporte dos 26 alunos até a localidade. Serão realizadas ao todo seis dias com atividade de campo e, no encontro final, quando serão apresentados os resultados da análise.

Os estudos ocorrem em cinco propriedades da comunidade São Roque – 4º Distrito. Nesse primeiro momento, serão avaliadas as terras pertencentes a cinco famílias: Tomazini, Slomp, Onzi, Barbanti e Gandolfi. O primeiro encontro aconteceu no dia 22 de março, quando os agricultores responderam a uma extensa entrevista, com o objetivo de conhecer toda a estrutura, o funcionamento e o histórico dos negócios rurais.

Os acadêmicos também já realizaram os primeiros exames in loco nas propriedades. Durante os trabalhos, eles avaliaram os processos erosivos, observaram as causas, as práticas de conservação e os impactos para a produção agrícola e para o meio ambiente. Além de iniciarem a medição da compactação e resistência do solo, eles coletaram diversas amostras do solo para análise nos laboratórios da Universidade. O projeto deve seguir até maio quando os resultados finais serão apresentados à comunidade.

Agricultura como fonte de desenvolvimento
Em Farroupilha, o conhecimento técnico e científico se torna fundamental para o crescimento do setor agrícola, que hoje já é responsável pelo retorno de 11% do ICMS para o município. Diante dessa realidade, o acordo firmado com a Universidade de Caxias do Sul já é o segundo estabelecido com a Prefeitura Municipal.

Desde 2013, um convênio disponibiliza aos produtores análises químicas e físicas de solo, água, alimentos e folhas. Os processos são realizados pelo Laboratório de Química e Fertilidade do Solo da UCS, e a coleta de solo e folhear pode ser efetivada pelos próprios agricultores, utilizando uma embalagem específica que deve ser retirada na Secretaria. Já a análise da água é agendada junto à pasta, para que o procedimento seja realizado na propriedade com o ajuda de equipe técnica.

Agronomia como área de pesquisa
O profissional capacitado para diagnosticar as condições de fertilidade e orientar corretamente que tipos de nutrientes e a quantidade exata que o solo precisa é o agrônomo. É ele que pode recomendar a adubação e calagem, a adição de calcário para corrigir a acidez do solo. A professora Katiuscia Fonseca dos Santos Strassburger destaca que os produtores estão cada vez mais exigentes e em busca de novas tecnologias, por isso acabam enxergando a importância da profissionalização do processo. “Hoje, 90% dos alunos formados no curso de Agronomia da UCS estão inseridos no mercado de trabalho e isso é muito gratificante”.

Com informações e textos da assessoria de imprensa da Prefeitura de Farroupilha | Fotos: Aldroir Fotógrafo. Divulgação Prefeitura Municipal de Farroupilha