Ciclo Orientativo Declare Certo: mutirão beneficia mais de 400 pessoas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/04/2017 | Editado em 02/05/2017
Representantes das entidades parceiras prestigiam a abertura da ação no Campus-Sede: o delegado da Receita Federal, Nilson Sommavilla Primo; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/RS, Magda Wormann; o presidente do Sincontec,  Ana Marlene Gasperin; o presidente do Sescon, Ronaldo Tomazzoni; a delegada do CRC/RS em Caxias do Sul, Beatriz Caregnato da Silva; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis Marlei Mecca; e o vice-presidente da região sul da Fenacon Moacir Carbonera.

Professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul, empresários contábeis, servidores da Receita Federal e profissionais da área realizaram, de 6 a 9 de abril, no Bloco J do Campus-Sede e no Shopping San Pelegrino, mais uma edição do Ciclo Orientativo Declare Certo. Nas três edições já realizadas, os voluntários esclareceram dúvidas sobre o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), evitando erros e omissões, para mais de 400 pessoas.

Para a professora Marlei Salete Mecca, “o programa Declare Certo possibilitou, além da contribuição social dos envolvidos com a comunidade onde estão inseridos, uma efetiva associação da teoria com a prática. A ação uniu questões de cidadania com a prática pedagógica, vista em sala de aula. Neste ano, os acadêmicos de Ciências Contábeis foram convidados a participar gratuitamente de capacitação promovida pelo curso de extensão sobre Imposto de Renda Pessoa Física, para que pudessem posteriormente participar das orientações aos contribuintes”.

Nos dias de atendimento também foram distribuídos mais de mil folders, contendo informações sobre a declaração do IR e doações ao Fundo Municipal da Criança e ao Adolescente.

O mutirão para orientar o contribuinte na sua declaração foi promovida pelo curso de Ciências Contábeis, através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), FENACON, Sescon-Serra Gaúcha, Sincontec Serra, CRC/RS e Delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul, com apoio do Shopping San Pelegrino.

Para Ronaldo Tomazzoni, presidente do Sescon-Serra Gaúcha, “essa ação é um sucesso, já que valoriza os profissionais contábeis e ainda mostra sua importância na sociedade.”

A período de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – Exercício 2016 se encerra no dia 28 de abril.