Casamento comunitário celebra união de 187 casais no Campus-Sede.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/11/2017 | Editado em 13/11/2017

Noivos contaram com serviços oferecidos pelos cursos de Estética e Cosmética, Direito, Enfermagem, além de atendimentos proporcionados pelo projeto Ronda da Cidadania. 

Quem passou pela Universidade de Caxias do Sul neste sábado, 11 de novembro, pôde vivenciar o clima de alegria e de expectativa que irradiava dos participantes do casamento comunitário, celebrado no Ginásio I da Vila Poliesportiva. O evento teve início às 13h e marcou a união de 187 casais que, junto a padrinhos e familiares, lotaram o espaço dedicado à celebração, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica da UCS.

A 12ª edição do casamento comunitário uniu formalmente Giovanete Numer e Sebastião Gomes de Azevedo Sobrinho, que formam um casal há 28 anos e têm quatro filhos – Maurício, Diogo, Wellington e Ágatha. “O sonho de minha vida era casar vestida de noiva”, revelou Giovanete. “É um momento muito feliz e marcante”, resumiu o casal.

Joice Moreira de Moraes celebrou a união com Cleonir Teles da Silva. Juntos há quatro anos, eles constituem uma família com três filhos – Gabriela, Tyson e Juan. Com cabelo e maquiagem produzidos na UCS, e vestido fornecido pelo Banco do Vestuário de Caxias do Sul, Joice destacou os cuidados que recebeu na data, lembrando que a falta de condições havia feito com que deixasse de lado a ideia de casar. “Ao ver a notícia do casamento comunitário, comecei a sonhar com a celebração”, declarou.

Unidos há 19 anos, Anderson Augusto Cambraia Prates Alves e Luis Augusto Dorneles Alves sempre buscaram o amparo da lei. Anderson contou que eles oficializaram a relação por meio de uma união estável, em 2004, pela união homoafetiva, em 2011, e, agora, efetivaram o casamento civil. “É a celebração de nossa cumplicidade, companheirismo e amizade, um momento maravilhoso e único”, declarou.

Giovanete Numer e Sebastião Gomes de Azevedo Sobrinho formam um casal há 28 anos.
Joice Moreira de Moraes celebrou a união com Cleonir Teles da Silva.
Luis Augusto Dorneles Alves e Anderson Augusto Cambraia Prates Alves estão juntos há 19 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Preparação

A preparação dos noivos ficou por conta de cerca de 30 acadêmicos e professores do curso de Estética e Cosmética da UCS, em parceria com integrantes do Instituto Embelezze, que produziram cabelo e maquiagem. A coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Universidade, Cristine Costanzi, ressalta a relevância de atuar nesse momento especial. “Os noivos se preparam para a comunhão, a união, e além de estarem de bem consigo internamente, a estética e o visual são importantes para sua autoestima”, considera. Estudante do quinto semestre do curso, Marina de Lima atuava no setor de maquiagem. “As pessoas estão realizando um sonho, é um dia muito especial, então oferecemos o nosso melhor. Aos noivos também agradecemos a oportunidade da prática, que nos permite o contato com a realidade”, explicou a acadêmica.

Organização

O casamento teve inscrições gratuitas e foi organizado pelo Foro de Caxias do Sul e pelo Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU) da Universidade. Para o diretor da área do conhecimento de Ciências Jurídicas da UCS, o professor Edson Dinon Marques, o evento é de grande importância para a Instituição, que é comunitária. “Estamos em um momento no qual alcançamos os fins últimos de uma universidade, proporcionando à comunidade realizar um sonho tão importante como o do casamento”, declarou, enfatizando a felicidade dos participantes. O juiz Sílvio Viezzer, do Fórum de Caxias do Sul, denotou a satisfação de integrar um trabalho feito por muitas mãos, agradecendo os envolvidos. “A família é a célula de uma sociedade melhor”, avaliou.

Serviços

A ação social contou com a participação de acadêmicos e professores de cursos de graduação da Universidade, do SAJU, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da União das Associações de Bairro (UAB) e dos Cartórios de Registro Civil da cidade.

A movimentação na Vila Poliesportiva da UCS começou cedo. A partir das 9h, a Ronda da Cidadania já estava montada para oferecer aos noivos e à comunidade diversos serviços: a OAB, por meio da Comissão Oficial da Diversidade Sexual e de Gênero, assim como a Defensoria Pública do RS, prestava assessoria e orientação jurídica. O SAJU, da UCS, esclarecia questões de áreas como Direito Civil, de Família e do Consumidor, com o encaminhamento das demandas para atendimento posterior no escritório, na Universidade. Também houve orientações referentes a tabelionato e registro de imóveis e a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Vigilância Ambiental, concedia informações sobre a prevenção da dengue. Na área reservada ao curso de Enfermagem da UCS, o público se informou sobre planejamento familiar, saúde e teve a pressão aferida. A coordenadora do curso, Isabel de Melo, lembrou da importância social da profissão, preconizando o cuidado e a prevenção.

Fotos: Claudia Velho e Gabriel Lain