Apresentado o Comitê Plural de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/07/2020 | Editado em 06/07/2020

Universidade de Caxias do Sul será sede prioritária do evento multiesportivo internacional que ocorre em 2021, pela primeira vez em um país sul-americano.

A implantação do Comitê Plural responsável pela organização da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão ocorreu nesta sexta-feira, 3 de julho, na Universidade de Caxias do Sul, sede prioritária do evento multiesportivo internacional que ocorre de 5 a 21 de dezembro de 2021. A transmissão foi realizada ao vivo, no canal oficial das Deaflympics 2021 no YouTube e nas páginas da UCS no YouTube e no Facebook, com interpretação em libras e em sinais internacionais – Assista ao evento completo.

Será a primeira vez que um país da América Latina sediará a competição, realizada pela última vez na Turquia, em 2017. Além de Caxias do Sul, no RS, as cidades de Flores da Cunha e Farroupilha também receberão os surdoatletas em alguma modalidade esportiva.

Com organização pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (International Committee of Sports for the Deaf – ICSD), a cada quatro anos, consiste no evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos. Com 21 modalidades esportivas na sua edição de verão, estima-se, para 2021, a participação de 119 países, com 3.500 surdoatletas e 1 mil comissões técnicas. São esperados 10 mil espectadores e haverá uma equipe de 1.500 voluntários para recebê-los.

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, em nome do Município, convidou todos a participarem. Lembrou que a 24ª Surdolimpíadas será o maior evento esportivo sediado no Estado do Rio Grande do Sul em décadas, uma ótima oportunidade para que o mundo prove da hospitalidade gaúcha.

Para o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, a FUCS recebe com alegria a 24ª edição das Surdolimpíadas, e, dessa maneira, cumpre a missão de seus fundadores de desenvolver essa região, também por meio do incentivo ao esporte. “Identificamos o esporte em suas múltiplas faces como uma atividade de congraçamento, que une saúde e educação, e esperamos que atletas, equipes e espectadores do mundo inteiro sintam-se acolhidos.”

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, lembrou que a Universidade sediou, em 2014, os Jogos Sul-Americanos de Surdos, e em 2018, o Campeonato Mundial de Handebol para Surdos. “Em 2021, receberemos o maior evento esportivo registrado no estado do RS. Queremos acolher a todos de braços abertos. Será uma oportunidade de celebrar a diversidade cultural, integração entre os povos e fraternidade humana.”

O vice-presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos, Gustavo Perazzolo, destacou o apoio e trabalho de todos parceiros, FUCS, UCS, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e cidades vizinhas, CBDS e Comitê Plural. “O Brasil é imenso e muito especial, tem sempre contribuído muito com o ICSD, principalmente com as Deaflympics”. “Temos uma equipe unida, um coração unido pelo Brasil na Surdolimpiada. Vai ser um evento maravilhoso, mundial. Os atletas serão modelos identitários para todo o mundo.”

O encontro também relembrou as edições anteriores e teve a manifestação, em vídeo, do secretário estadual do Esporte do Rio Grande do Sul, Francisco Xavier de Vargas Neto; da madrinha do evento deste ano, a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro; do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni; da presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Sazano de Souza Kyosen; e uma representação do mote da edição, ‘O Esporte vem do Coração’, em esquete teatral com os artistas Arthur Azevedo e Douglas Faggion.

Marca

Uma das etapas das Surdolimpíadas é o desenvolvimento da marca. Criada pela UCS, a desta edição traz cinco elementos: o surdoatleta, com sua energia, coragem e determinação; o chimarrão, bebida característica da cultura do sul da América do Sul; a mão, que simboliza a comunidade surda; a uva, que remete à festividade e alegria de Caxias do Sul, cidade que integra a região da Uva e do Vinho; e o ICDS, Comitê Internacional de Esportes para Surdos, maior autoridade mundial em esportes de surdos.

Saiba mais no site das Surdolimpíadas.

Comitê Plural:

Associados
– Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), representada por José Quadros Dos Santos
– Federação Desportiva de Surdos do RS, representada por Gustavo Lemos
– Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul, representada por Ricardo Morand Goes
– Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, representada por Francine Pedrotti
– Conselho Municipal do Desporto, representado por Carla Pretto

Conselho Executivo
– Vice-Presidente do ICSD, Gustavo Perazzolo
– Representante do Ministério da Cidadania
– Secretário Estadual do Esporte do Rio Grande do Sul, Francisco Xavier Vargas Neto
– Secretário Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton
– Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava
– Representante da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier

Conselho de Honra
– Representante da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen
– Representante do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), Márcia Ferronato
– Representante do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado

Executivos
Carlos Gabriel Gallina Bonone e Jaqueline de Vargas dos Reis Mognaga

Fotos: Claudia Velho