Curso de Design repete parceria para criação da identidade visual da Feira do Livro caxiense

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/10/2021 | Editado em 29/10/2021

Com o tema ‘Ler para (se) mover’, 37ª edição ocorre de 26 de novembro a 12 de dezembro na praça Dante Alighieri. Peças gráficas foram desenvolvidas pelos estudantes de graduação

O curso de Design da Universidade de Caxias do Sul é mais uma vez – e desde 2017 – parceiro da Secretaria de Cultura caxiense na elaboração da identidade visual da Feira do Livro, que foi lançada nesta sexta-feira, 28 de outubro.

A 37ª edição vai ocorrer de 26 de novembro a 12 de dezembro na praça Dante Alighieri. Com o tema “Ler Para (se) Mover”, o evento conta com a jornalista, professora da UCS e escritora Alessandra Rech como patrona e o produtor cultural Claudio Troian como amigo do livro.

“A leitura pode ser muitas coisas: um passatempo, um exercício, uma forma de aprendizado… Para a Feira do Livro de 2021, decidimos que seria um portal. Esse foi o pensamento que preencheu nossas mentes enquanto trabalhávamos sob a orientação da professora Aline Fagundes”, conta a equipe de leitores e estudantes de Design da UCS responsáveis pelo projeto: Ana Marques, Felipe da Silva, Mateus Scopel, Mauricio Binotto e Santiago Scola. Baseando-se no tema desta edição, os alunos produziram as peças gráficas que ilustram os cartazes, e-flyers, livro da programação, marca-páginas, redes sociais e demais materiais de divulgação do evento.

“‘Todos os sentidos despertam e se harmonizam no devaneio poético’, disse Gaston Bachelard em sua obra A poética do devaneio. Todo leitor que já se sentiu na pele das personagens e emocionou-se ao se conectar com suas histórias conhece bem essa sensação de ser transportado para outro mundo enquanto lê. Independente do gênero literário — do agonizante terror à doçura do romance —, qualquer amante de palavras vive dentro da literatura enquanto um livro estiver aberto”, pontuam.

O conceito idealizado para a Identidade Visual da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul considera que todo o leitor já foi também um protagonista. “Para mostrar isso, criamos diferentes cenários literários com elementos icônicos de gêneros da literatura de ficção e neles destacamos uma única figura humana: o leitor em sua jornada imaginária. Leitura também é movimento. E nós lemos para nos mover e sentir tudo que uma história pode nos proporcionar”, completam.