Curso de História lança ambiente virtual para celebrar 60 anos de atividades.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/07/2020 | Editado em 09/07/2020
Bloco H em 1982. Acervo: IMHC-UCS.

Site compartilha memórias através da experiência de egressos, com depoimentos, entrevistas, imagens e documentos. Projeto foi desenvolvido por acadêmicos da disciplina Estágio em História IV, sob orientação do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade.

Neste ano em que o curso de graduação em História da Universidade de Caxias do Sul completa 60 anos de atividades, a celebração ocorre com o lançamento de um ambiente de memória virtual desenvolvido pelos acadêmicos da disciplina Estágio em História IV para evidenciar as experiências dos egressos. O acesso ao site foi disponibilizado nesta quinta-feira, 9 de julho – dia da semana em que se popularizaram nas redes sociais as publicações que trazem lembranças passadas sob a hashtag “tbt’, de throwback thursday. Clique para acessar o site.

A atividade, sob orientação e supervisão do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, visa ativar e difundir lembranças pessoais e afetivas sobre a graduação em História, criada em 1960 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e incorporada à UCS em sua instalação, no ano de 1967.

A construção coletiva contou com a contribuição de mais de 60 diplomados, que enviaram depoimentos em vídeo, e ainda apresenta fotos da vida estudantil de acervos particulares e do IMHC, cartazes de eventos, recortes de jornais, documentos e nominatas, e imagens de quadros de formatura. As vivências abordam o ingresso na Instituição, as aulas e o contato com os professores, estágios curriculares e profissionais, lembranças do Bloco H, que sedia as classes, viagens de estudos, festas e diplomação. Também foram produzidas entrevistas em formato de áudio com estudantes, dando enfoque em suas experiências.

Evento cultural em frente ao Bloco H, em 2017. Autoria: Anthony Tessari. Acervo: IMHC-UCS.

{Neste link, você confere a prévia de alguns dos depoimentos disponíveis na íntegra na página} 

São curadores do projeto os acadêmicos Alessandra Cardoso, Alisson Oliveira da Costa, Anderson Boppsin da Silva, Angela Maria Marini, Camila Menuncin, Giovani Scaini Modena, Ivonei Jose Lorenzi Junior, Liélen Miola de Oliveira, Luiza Marques Winter, Mayara Chiosi, Tatiane Sartor Trevisan e Thiago Demétrio Vieira Padilha.

Construção do prédio onde funcionou inicialmente o curso de História, ainda vinculado à Faculdade de Filosofia. Foto: Estúdio Real. Acervo: IMHC-UCS.

O professor ministrante da disciplina, Anthony Beux Tessari, diretor do IMHC, exalta a parceria e dedicação dos doze estudantes-estagiários durante as atividades remotas e com acompanhamento síncrono. “Ter trabalhado com a memória dos alunos que ajudaram a moldar o curso, e ouvido dizerem como a História transformou suas vidas, foi motivador, e nos trouxe um certo alento neste momento que estamos enfrentando. Além disso, os depoimentos recebidos evidenciam como os egressos estão engajados na área que escolheram atuar, seja como professores ou como profissionais de museus e de arquivos históricos. Mais do que a celebração dos 60 anos, e aproveitando o lema que foi escolhido para a passagem desta data – e é uma luta de todos nós historiadores – o projeto mostra muito bem que ‘História é profissão'”.

Seminário regional sobre os 200 anos da Revolução Francesa, em 1989.
Evento sobre os 50 Anos do Estado Novo, realizado em 1987. Acervo: IMHC-UCS.

Dando andamento à programação de aniversário, neste sábado, 11 de julho, às 18h30, ocorre uma live happy hour com alunos, egressos e professores, transmitida ao vivo na página EaD UCS no YouTube.

A professora Eliane Cardoso, coordenadora do curso, destaca sentimentos de alegria e a responsabilidade. “Felicidade em rever os egressos e rememorar suas experiências no processo que ultrapassa a formação profissional e torna-se um projeto de vida. Celebrar essas seis décadas é também reconhecer e demonstrar o impacto da nossa presença na cidade e região através da formação de professores e na preservação do patrimônio cultural e da memória regional. É essa responsabilidade social que nos faz olhar esperançosos para o tanto que já fizemos e para o muito que ainda temos que fazer”.