Divulgada a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho do mês de outubro
Diagnóstico é realizado pelo Observatório do Trabalho da UCS a partir de dados do Caged e do Ministério da Economia e apresenta números de Caxias do Sul, do Estado e do país
O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado de Trabalho referente ao mês de outubro. A análise apresenta um panorama sobre o desempenho de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e Brasil. As informações são oriundas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério da Economia. Confira as análises:
Caxias do Sul
No mês de outubro foram registradas 8.903 admissões. Já o saldo de demissões foi de 7.771, gerando saldo positivo de 1.132 vagas. O setor da Indústria foi o principal responsável pela colaboração no resultado, com a criação de 3.429 postos de trabalho. No acumulado do ano o resultado é a abertura de 8.613 mil vagas formais de trabalho, enquanto nos últimos 12 meses houve a criação de 1.115 mil vínculos formais.
Rio Grande do Sul
O Estado apresentou um desempenho positivo ao longo de outubro, com 141.716 mil admissões frente a 127.601 desligamentos. Com essa marca, atingiu 79.925 mil empregos formais gerados em 2024. O setor de Serviços foi o que mais fomentou o resultado ao longo do ano, com a criação de 39.793 mil empregos.
Brasil
Em outubro, o Brasil contabilizou 2,2 milhões de admissões e pouco mais de 2 milhões de desligamentos. Portanto, um saldo de 132 mil empregos criados. O estoque de vagas ao longo do ano é de 47,6 milhões de empregos com carteira assinada. O setor de Serviços lidera a criação de postos de trabalho no ano, com cerca de 1,1 milhão de empregos abertos.
Confira a Carta Mensal do Mercado de Trabalho de outubro
Foto: Freepik