Evento na UCS debate os mecanismos legais para inovação e tecnologia

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/11/2021 | Editado em 19/11/2021

I Fórum de Aceleração Municipal à Inovação e ao Empreendedorismo ocorre no formato híbrido, on-line e presencial, com inscrições abertas até 22 de novembro.

Na próxima terça-feira, dia 23 de novembro, o UCS Teatro será palco do I Fórum de Aceleração Municipal à Inovação e ao Empreendedorismo. A partir das 14h, os inscritos poderão acompanhar três painéis que vão discutir e propor políticas públicas e programas de fomento aos ecossistemas de inovação.

Organizado pela área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, através do Escritório de Regulação da UCS, pela Assessoria de Desenvolvimento Regional e pelo UCSiNOVA, o evento tem o objetivo de criar um espaço de diálogo com todos os agentes responsáveis pelos processos de inovação, buscando compreender a realidade e as necessidades dos empreendedores, envolvidos no desenvolvimento de startups, com investimentos e empresas.

“Nossa ideia é sair do evento com alguns aspectos que possibilitem aos agentes públicos entender os mecanismos legais envolvidos no processo de inovação”, destaca a professora Maria do Carmo Quissini, uma das organizadoras do Fórum.

Ela reforça que, muitas vezes, o ente público é visto como entrave para as ações empreendedoras e de inovação. Com o evento, pretende-se mostrar que as Instituições Públicas são importantes para alavancar as iniciativas novas e disruptivas. Além disso, a ideia é fazer um alerta aos participantes sobre a necessidade de pensar ações específicas em torno da inovação, traçando metas pontuais diante da realidade de cada município.

O I Fórum de Aceleração Municipal à Inovação e ao Empreendedorismo está com inscrições abertas e gratuitas. Em virtude das restrições de público, a participação presencial está reservada a convidados do poder público e entidades privadas. Já o público em geral poderá acompanhar pelo YouTube, a partir de link encaminhado para o e-mail cadastrado na inscrição.

A organização conta com o apoio do INOVARS, da AMESNE, do Parlamento Regional e de entidades privadas.