Instituto de Pesquisas em Saúde realiza estudo clínico para tratamento pós-infecção de Covid-19

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/12/2020 | Editado em 15/01/2024

Pesquisa avalia a eficácia e a segurança de medicamento no tratamento de inflamação e na prevenção de insuficiência respiratória aguda associada à COVID-19, em pacientes com 65 anos ou mais ou em pessoas do grupo de risco

A UCS, por meio do Instituto de Pesquisas em Saúde, realiza um estudo clínico para tratamento pós-infecção pela Covid-19. A ação envolve oito hospitais no Brasil, e, em cada um deles, um médico vai acompanhar o progresso dos pacientes participantes. No caso da UCS, o pesquisador principal é o médico Dr. Emerson Boschi da Silva, e a coordenação do estudo é da enfermeira Msc. Aline Picolotto.

O objetivo primário da investigação científica é determinar a eficácia do medicamento ABX464 para evitar a insuficiência respiratória ou morte nos pacientes que apresentaram sintomas causados pelo novo coronavírus.

Podem se inscrever como participantes pessoas com 65 anos ou mais. Quem tiver menos de 65 anos, desde que se enquadre no grupo de risco para contaminação pelo novo coronavírus, também pode participar do estudo. Estão no grupo de risco indivíduos com condições pré-existentes que favoreçam o desenvolvimento de forma grave da Covid-19, como obesidade, diabetes, hipertensão e doença cardíaca.

O medicamento em pesquisa tem o potencial de impedir que o participante desenvolva sérios problemas respiratórios relacionados ao coronavírus e pode ser tomado oralmente, uma vez por dia, em casa.

Mais de 300 participantes e voluntários saudáveis já tomaram o ABX464, e o estudo em análise demonstrou um perfil de segurança bom e bem tolerado. A pesquisa foi aprovada pela Anvisa, pela CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UCS.

Para mais informações e saber como se inscrever, visite www.estudocovid.com.br ou entre em contato pelos fones 54.3218.2552 ou 54.99909.1656