Fórum de Gestão e Inovação do Comung promove debate sobre Universidade inovadora

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/11/2021 | Editado em 16/01/2024

Programação contemplará feira virtual com cases de sucesso das Universidades que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e vários painéis para tratar de temas como desenvolvimento de startups, empreendedorismo no Ensino Superior e a transformação de pesquisa em soluções para a sociedade.

Buscando debater a inovação nas universidades comunitárias e fortalecer o DNA do Ensino Superior, a nona edição do Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de novembro. O objetivo é socializar experiências nacionais e internacionais que envolvam as novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as adaptações no período de pandemia e a relação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) com a sociedade e a inovação. O evento também procura disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo com base em alianças estratégicas.

A participação é gratuita em todas as atividades, que ocorrem em formato híbrido – algumas na modalidade presencial e outras exclusivamente on-line.

A abertura oficial, no dia 25, às 19h30, terá palestra com o conselheiro do Conselho Nacional da Educação e membro do Conselho Superior da Capes, Luiz Roberto Liza Curi, com mediação do presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava.

Painéis durante o evento abordarão Universidades como grandes celeiros de desenvolvimento de startups; Inovação no currículo como portfólio do aluno; Transformando pesquisa em soluções para a sociedade – o papel das ICES no desenvolvimento local; A importância do perfil empreendedor da universidade para a evolução da sociedade; e Ambientes de inovação: desenvolvendo negócios e interagindo com a comunidade.

Ainda, haverá oportunidade de networking digital e a feira virtual Pitch Comung, que apresentará cases de sucesso sobre como trazer o empreendedorismo para o Ensino Superior, será realizada a competição para universitários Startup Plus University e uma atividade cultural pelos 25 anos do Comung, comemorados em 2021.

Para os agentes das Instituições Comunitárias de Ensino Superior, o evento também oportunizará a realização de reuniões com temas como internacionalização e ambientes de inovação.

Confira a programação completa, com os participantes de cada atividade: https://www.ucs.br/site/ix-forum-de-gestao-e-inovacao-do-comung-caxias-do-sul/programacao/

As inscrições, gratuitas, são recebidas no site www.comung.org.br, através deste link. Mais informações pelo telefone: (51) 9 9878-8252.