UCS evolui em índices e integra lista das Melhores Universidades do Mundo pelo terceiro ano consecutivo

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/09/2021 | Editado em 18/08/2022

Qualificação do ensino, pesquisa, citações científicas e transferência de conhecimento renovam classificação da UCS em um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior. Ao todo, 2.112 instituições foram avaliadas

Com a elevação de resultados em quatro de cinco áreas avaliadas (Ensino, Pesquisa, Citações Científicas e Transferência de Conhecimento) em relação ao levantamento anterior, a Universidade de Caxias do Sul foi incluída, pelo terceiro ano consecutivo, na lista das melhores universidades do mundo, elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE). A publicação, a mais prestigiada do mundo sobre Ensino Superior, produz anualmente diversos rankings de avaliação das instituições de ensino em níveis continental e mundial. Os resultados da nova pesquisa World University Rankings – que apresenta a classificação válida para 2022 – foram divulgados na quinta-feira, 1º de setembro.

Foram avaliadas 2.112 universidades de todo o mundo. Deste total, 1.662 Universidades foram ranqueadas e outras 452 não atenderam os critérios de elegibilidade para serem classificadas na lista final. O Brasil teve 70 instituições avaliadas, sendo que 59 ingressam no ranking. Do Rio Grande do Sul foram classificadas sete instituições: quatro comunitárias ou privadas (entre as quais a UCS) e três públicas. A UCS ficou classificada na faixa acima da posição 1.200, assim como as demais de mesmo porte do Estado.

O desempenho da UCS nos últimos três levantamentos mostra uma melhoria contínua, desde 2019, nos critérios de Ensino, Pesquisa e Citações. A pontuação em Transferência de Conhecimento, que havia decaído no ano passado em relação ao anterior, voltou a subir. Apenas o item Internacionalização, que havia crescido de 2019 para 2020, apresentou queda na nova avaliação.

Durante a pandemia, UCS se destacou pela criação de respirador pulmonar destinada ao atendimento de pacientes com Covid

Pandemia influenciou pesquisas – De acordo com a THE, os resultados do World University Rankings 2022 revelam que a pandemia começou a mudar o desempenho global do ensino superior. As universidades que publicaram pesquisas de alto impacto sobre a Covid-19 subiram na tabela classificativa, caso da China, que agora tem duas universidades entre as 20 melhores pela primeira vez e um total de dez instituições entre as 200 melhores.

Segundo os líderes de algumas das melhores universidades do mundo ouvidos pela revista, a condução das instituições pós-Covid deve influenciar o futuro do ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização. Nos próximos dois meses, outras 11 classificações específicas, a partir dos dados do levantamento, serão divulgadas pela revista.

COMO FUNCIONA

As classificações do THE são efetuadas a partir da pontuação de 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas:
– Ensino: avaliação do ambiente de aprendizagem.
– Pesquisa: análise do volume, investimentos e reputação da pesquisa científica.
– Citações: medição da influência das pesquisas no ambiente acadêmico.
– Internacionalização: mobilidade de docentes, estudantes e pesquisas.
– Transferência de Conhecimento: inserção no mercado e geração de tecnologias e renda para a indústria por meio da transferência de conhecimento produzidas na universidade.

DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

Os avanços em ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização têm colocado a Universidade de Caxias do Sul em posições de destaque nas avaliações da THE desde 2019. Conforme o ano de divulgação dos últimos levantamentos (o ranking se refere ao ano seguinte), a UCS consta nas seguintes listas:
– Melhores Universidades do Mundo:  em 2019, 2020 e 2021.
– Melhores Universidades da América Latina: em 2019, 2020 e 2021.
– Melhores Universidades de Países de Economia Emergente: em 2020 e 2021.
– The Golden Age Ranking: em 2020, a UCS foi classificada entre as 308 melhores universidades do mundo entre 50 e 80 anos de existência.
Além dos rankings THE, a UCS está classificada como a universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas, pelo Ranking Universitário Folha, e entre as 20 mais empreendedoras do país, pela avaliação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), consolidando-se como referência em pesquisa, empreendedorismo e inovação no cenário acadêmico brasileiro.

Fotos: Adroaldo de Souza Pinto/UCS e Claudia Velho/UCS