UCS lança chamada de bolsas de mestrado e doutorado acadêmico para inovação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/07/2021 | Editado em 15/01/2024

Edital com inscrições abertas até 2 de agosto possibilita vagas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi uma das 59 Instituições contempladas com o edital Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI-CNPq que possibilitará o desenvolvimento de projetos de interesse do mercado e estimulará a parceria com empresas. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Coordenadores do projeto e participantes da edição anterior.

O edital divulgado no dia 16 de julho, no link, oferta nove bolsas: cinco de Mestrado e quatro de Doutorado. As oportunidades são relacionadas a projetos junto a empresas de todo Brasil e buscam incentivar pesquisas em diversas áreas de conhecimento dos programas de pós-graduação da Universidade.

A proposta visa não só fortalecer a pesquisa, mas, também, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas para contribuir na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação para a pesquisa aplicada. Espera-se o desenvolvimento tecnológico e a inovação no intuito de estimular a criação de redes de parcerias entre ICTs e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadoras.

“Os projetos potencializam a interação entre a academia, o poder público e as empresas – em consonância com o conceito da “Hélice Tríplice”. O desenvolvimento ou melhoria em produtos, processos e serviços, a partir de demandas das empresas parceiras e com a participação dos acadêmicos e pesquisadores da UCS, certamente trará uma série de benefícios econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais para a região”, frisa o coordenador de Pesquisa, Matheus Parmegiani Jahn. 

Este é o segundo ano em que a UCS desenvolve a iniciativa. Em 2019, o mesmo edital implementou 10 bolsas de Doutorado em Administração, Biotecnologia e Engenharia.