Tire suas dúvidas

E se eu perceber que o meu negócio não é viável no decorrer do semestre?

Nem sempre (e diga-se de passagem, raramente) a ideia original é a melhor. Mudanças de rumo são plenamente possíveis e encorajadas a ocorrerem para buscar a melhor oportunidade. Essas mudanças são chamadas de Pivotagem e fazem parte do processo de evolução do modelo de negócio. Assim, as orientações se darão no sentido de validar as ideias apresentadas e, sempre que necessário, elas serão ajustadas de acordo com as respostas dadas pelas pesquisas de mercado.

Como funcionarão as mentorias?

Serão momentos em que profissionais do mercado virão para conversar e dar sugestões para os participantes do StartUCS. Para serem mentores, os convidados devem ter experiência em outras empresas e atuar como consultores.

As mentorias serão no mesmo horário dos encontros?

A princípio sim. Contudo, como os mentores são profissionais que atuam no mercado, é possível que alguns encontros possam sofrer alteração de horário em relação aquele previsto originalmente no cronograma devido à disponibilidade de agenda.

E se eu tiver uma ideia e quiser mantê-la em sigilo?

Ao entrar no Programa StartUCS todos os participantes assinarão um termo de sigilo. Contudo, não existe a possibilidade de garantirmos o sigilo absoluto sobre nenhuma ideia que venha a ser abordada durante o desenvolvimento do Programa.

Como é feita a avaliação final dos projetos?

A avaliação é realizada a cada edição do projeto e aqueles melhor avaliados receberão como prêmio a possibilidade de uso do espaço da Incubadora Tecnológica da (ITEC). Os projetos serão avaliados por uma equipe composta por professores, profissionais do mercado e representantes da ITEC no Pitch Day, a partir dos seguintes critérios:
- Potencial de mercado.
- Clareza do modelo de negócios.
- Viabilidade técnica e comercial.
- Viabilidade financeira.
- Assiduidade nos encontros semanais.
- Apresentação final do Pitch.

Que facilidades a Universidade oferece aos empreendedores vinculados ao StartUCS?

- Espaço físico compartilhado.
- Sala equipada com mesas, cadeiras e computadores.
- Acesso à Internet no ambiente StartUCS.
- Cursos, palestras e workshops de acordo com calendário de atividades.
- Facilitação no acesso à estrutura fisica da Universidade e orientação de professores.
- Networking com outros empreendedores.

As orientações para a elaboração do modelo de negócios, bem como o uso do espaço compartilhado não gerará custo financeiro aos empreendedores vinculados ao StartUCS.

O que é uma Startup?

São empresas jovens e inovadoras que procuram desenvolver um modelo de negócio repetível, escalável e de alto risco e podem pertencer a qualquer área ou ramo de atividade.

O que é Inovação?

É a introdução, com êxito, no mercado, de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente, ou que contenham alguma característica nova e diferente do padrão em vigor. (Fonte: Finep)

O que é um Modelo de Negócios?

Um modelo de negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma empresa. (Fonte: Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Alexander Osterwalder)

O que é Pitch?

O pitch é uma apresentação sumária, de 3 a 5 minutos, com o objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio. (Fonte: Anjos do Brasil)

O que é Pitch Day?

Evento final onde serão apresentados e avaliados os Modelos de Negócios elaborados pelos participantes do Programa.

O que é Projeto de Base Tecnológica?

Projetos de qualquer porte ou setor que tenham na inovação tecnológica os fundamentos de sua estratégia competitiva. Esta condição será considerada atendida pelos projetos que desenvolvam produtos ou processos tecnologicamente novos ou melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes. O termo produto se aplica tanto a bens como a serviços. (Fonte: Finep)