"Quando cai a neve no Brasil": sexto livro de Paulo Ribeiro revela memórias de infância e homenageia sua cidade natal

Autor dos livros Glaucha, Vitrola dos Ausentes, Iberê, Valsa dos Aparados e Missa para Kardec, Paulo Ribeiro prepara-se para o lançamento de sua sexta obra: Quando cai a neve no Brasil, que reúne, em 208 páginas, crônicas publicadas no Jornal Pioneiro entre 1996 e 2004.

Quem acompanha as crônicas de Paulo Ribeiro já percebeu que o autor foge de temas do cotidiano e procura tratar seus assuntos quase de forma literária, a partir da memória dos desterrados modernos. E é este estilo, com limites entre o jornalismo e a literatura, que o leitor vai encontrar em Quando cai a neve no Brasil. São histórias que tratam daquele pequeno espaço de fronteira entre Bom Jesus, sua cidade natal, e Santa Catarina, e outras que traduzem os mais íntimos sentimentos do autor, como quando enfrentou uma balconista que lhe exigia o nome do pai, que não teve, para o preenchimento de um cadastro banal de crediário, memória que resultou na crônica Em nome do pai, vencedora do Prêmio ARI de jornalismo, versão 1997.

Da primeira vez que viu a neve, das brincadeiras de infância, da construção da cidade, da perda do pai e da imensa saudade da mãe... são assim as crônicas de Paulo Ribeiro. Simples, mas carregadas de puro coração. Tratam de temas abrangentes, mas que no fundo se voltam sempre para uma só origem: a sua Bonja, a matriz de temas sensíveis que tomam agora um rumo universal.

Mas o que se destaca mesmo nas crônicas de Paulo Ribeiro é o painel que constrói da trajetória dos migrantes contemporâneos de Bom Jesus para Caxias do Sul. É seu tema recorrente: da saudade da terra deixada para as dificuldades da cidade grande que seus conterrâneos hoje enfrentam, dos quais Paulo, de certa forma, se faz porta-voz.

As crônicas refazem ainda a trajetória dos freis capuchinhos em Bom Jesus. É um registro até então inédito (já conhecido dos leitores do Pioneiro) mas que agora ficará marcado em livro: a contribuição dos freis franciscanos para a construção, não só de Bom Jesus, mas de muitas localidades da região.

Paulo Ribeiro é Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor no Departamento de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul desde 1995, orientador de monografias, autor de diversos textos e artigos publicados em jornais e revistas, colunista do Jornal Pioneiro e escritor.

A obra Quando cai a neve no Brasil foi editada pela Editora Artes e Ofícios, de Porto Alegre.

Lançamentos
Dia 6 de agosto, no Salão Paroquial de Bom Jesus
Dia 11 de agosto, na Livraria do Arvoredo, em Porto Alegre
Dia 14 de setembro, na Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri

Conheça um pouco do estilo de Paulo Ribeiro, em entrevista concedida ao Site da UCS no mês de outubro de 2003, quando foi indicado como patrono da Feira do Livro de Bom Jesus.