Universidade inaugura Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS e Núcleo de Educação e Pesquisa em Saúde Coletiva

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) passa a contar, a partir desta sexta-feira, dia 16, com mais dois espaços para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Saúde: o Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS e o Núcleo de Educação e Pesquisa em Saúde Coletiva, que funcionarão no Bloco S.

A cerimônia de inauguração teve a participação de autoridades acadêmicas, representantes de comunidade, professores e alunos, de representantes de empresas parceiras e das representantes do Programa Nacional DST/AIDS do Ministério da Saúde: Lilian Amaral Inocêncio, coordenadora laboratorial do Programa, e Denise Souza.

Tanto o reitor, Luiz Antonio Rizzon, como a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Liane Beatriz Moretto Ribeiro, e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Nilva Lúcia Rech Stedile, enfatizaram em seus discursos a importância desses novos espaços que sintetizam a missão da Universidade, abrigando atividades de ensino, pesquisa e extensão, de alta relevância acadêmica e social.

O professor doutor Ricardo da Silva de Souza, chefe do Laboratório de HIV/AIDS e o principal articulador das ações que levaram à implantação do Laboratório lembrou os índices alarmantes da epidemia da AIDS em todo o mundo, esclarecendo que "um dos maiores desafios na luta contra o avanço da epidemia é aumentar o acesso das populações, especialmente daquelas que vivem em áreas mais remotas, ao diagnóstico e ao tratamento da doença". "É o ideal de contribuir para mudar um quadro que registra mais de 40 milhões de pessoas contaminadas com o vírus HIV em todo o mundo, que move a equipe que atuará no Laboratório de Pesquisas em HIV/AIDS", conclui o pesquisador.

A professora Nilva, ao falar sobre o NEPESC, também enfatizou um ideal: a necessidade de "mudar a lógica" da formação de recursos humanos em Saúde Coletiva, e assim ajudar na construção de um novo perfil de profissional da Saúde e, conseqüentemente, instituir num novo paradigma de atendimento em Saúde. O NEPESC irá, assim, trabalhar para alcançar a função primordial de uma Universidade: produzir conhecimento de relevância e colocá-lo à disposição da comunidade.

Diagnóstico e Monitoramento do HIV
Além da Universidade e de empresas parceiras, o Ministério da Saúde é o grande apoiador das ações do Laboratório e do Núcleo. O Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS recebeu grande parte dos recursos do Programa Nacional de DST/AIDS e sua implantação está vinculada à execução do Projeto de Implantação do Laboratório de Referência para o SAE Materno Infantil patrocinado pelo Programa DST/AIDS/MS/UNESCO.

Com foco nas populações que vivem em áreas remotas do país, o projeto tem como objetivo principal estabelecer um centro de referência para estudos de desenvolvimento e avaliação de técnicas laboratoriais que utilizam amostras de sangue seco coletadas em papel-filtro para detecção de anticorpos para HIV e outras infecções perinatais, tais como sífilis, toxoplasmose e citomegalovirose, além de exames de carga viral e genotipagem para HIV.

As instalações do Laboratório ocupam cerca de 200 m² e foram projetadas de modo a contemplar, e exceder, os requisitos do nível 2 de biossegurança, com possibilidade de ampliação para o nível 3, em um futuro próximo. O nível 2 de biossegurança possibilita o trabalho com agentes infecciosos além do HIV.

O Laboratório está preparado para trabalhar com três metodologias atulamente disponíveis no Brasil para a detecção da carga-viral em um único espaço de trabalho. O objetivo final é a adequação do uso de amostras secas coletadas em papel filtro para utilização com as metodologias disponíveis no mercado. Várias empresas detentoras de tecnologias na área de detecção de carga-viral são parceiras do Laboratório nesta fase do projeto.

O novo espaço recebeu investimentos da UCS, Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde e de empresas de tecnologia laboratorial.

O Laboratório foi concebido para ser um centro de referência na área e tem como objetivos a busca de avanços científicos e de soluções viáveis que possam contribuir para o combate da epidemia HIV/AIDS. Em três anos de atividades, o Laboratório já realizou diversas atividades de pesquisa e capacitação em colaboração com instituições nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre o Laboratório de Pesquisas em HIV/AIDS.

NEPESC: uma visão inovadora da Saúde Coletiva
O Núcleo de Educação e pesquisa em Saúde Coletiva é um braço do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, que desempenha o papel de articulador de ações estratégicas no âmbito da Saúde Coletiva com o objetivo de impulsionar mudanças na formação de recursos humanos e no atendimento prestado à população, contibuindo para a construção de novos perfis para o desenvolvimento profissional e formação no campo da saúde.

O NEPESC será coordenado pela professora Suzete Marcheto Claus e, "numa visão inovadora, coletiva e interdisciplinar", na avaliação do reitor Luiz Antonio Rizzon, envolverá profissionais, professores e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Serviço Social.

Saiba mais sobre o NEPESC