Curso de Medicina é selecionado para participar do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde

O Curso de Medicina foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRO-SAÚDE. O Programa, criado em novembro de 2005, é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, com a participação da Organização Mundial da Saúde, destina-se a reorientar a formação de profissionais da saúde para responder às necessidades da população brasileira e à operacionalização do Sistema Único de Saúde, SUS.

O PRO-SAÚDE visa incorporar na formação a abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção da saúde e ampliar a duração da prática educacional na rede pública de serviços básicos. O projeto prevê a aproximação entre a formação de graduação e as necessidades da atenção básica, que se traduz pela estratégia de saúde da família, que é uma política do Ministério.

A Universidade de Caxias do Sul há três anos estabeleceu mudanças no currículo do curso de Medicina, traçando um perfil para o egresso: formar o médico generalista apto a resolver os problemas prevalentes de saúde nos níveis primário, secundário e terciário. Com a implantação dessa renovação, o Curso de Medicina adequou-se às exigências do Pró-Saúde, que busca o profissional generalista e combate a excessiva especialização.

A partir da aprovação do Ministério, a Universidade está fazendo os encaminhamentos exigidos pelo projeto, que prevê o recebimento, pela UCS, de recursos pelo período de três anos. Os valores ainda não estão definidos, mas podem superar um milhão de reais, que serão utilizados para qualificar a formação dos alunos no sentido proposto pelo PRO-SAÚDE e pelo currículo do curso.

Conforme a coordenadora pedagógica do curso, professora Suzete Marchetto Claus, "a verba federal auxiliará no treinamento de professores, na adequação de ambientes de estudo e assistência e na sustentação de atividades do curso para atingir os objetivos propostos. O coordenador do curso, professor Dagoberto Vanoni Godoy, lembra que a UCS é das poucas universidades privadas selecionadas pelo Ministério e a escolha do curso significa o reconhecimento do seu projeto pedagógico. O coordenador também informa que "as verbas irão permitir a adequação de espaços na rede pública de saúde para assistência e ensino, ações que serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul.