Bloco 71 abrigará laboratórios de informática e instalações do Núcleo de Processamento de Dados

Na próxima terça-feira, dia 25, às 19 horas, será inaugurado, no Campus Universitário de Caxias do Sul, o Bloco 71, um prédio 4,8 mil metros quadrados, que centralizará grande parte das atividades da área de Informática da Instituição.

Além dos 29 laboratórios de Informática, a serem utilizados, primordialmente, pelos 4,2 mil acadêmicos dos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), o novo prédio também abrigará o Núcleo de Processamento de Dados da Universidade (NPDU), órgão responsável pela infra-estrutura de tecnologia da informação, sistemas e serviços a Universidade.

Segundo o professor Heitor Strogulsk, supervisor do NPDU, cabe ao Núcleo prover, manter e aperfeiçoar os serviços de acesso à rede de computadores, à Internet, ao sistema de correio-eletrônico, aos sistemas de segurança, e aos sistemas de arquivos e armazenamento. Também é atribuição do NPDU realizar o desenvolvimento e a implantação de sistemas e fazer a manutenção de sistemas de banco de dados". Além desses importantes serviços, o coordenador também destaca a atuação do NPDU na viabilização de assessoria técnica para os diversos setores da UCS, e a criação de políticas de uso dos recursos de Informática e o planejamento na área de Tecnologia da Informação. Mais de 20 profissionais atuam no NPDU.

Ainda no âmbito das atribuições do NPDU, o Bloco 71 irá abrigar o Datacenter, um espaço dotado de todos os requisitos de segurança, onde funcionará uma central de dados, integrada por 60 computadores de grande porte (servidores), onde estarão armazenadas todas as informações da Instituição.

O professor Alexandre Moretto Ribeiro, diretor do CCET, acredita que a configuração do Bloco 71, reunindo grande parte da atividades de Informática, num mesmo espaço físico, possibilitará a "racionalização dos recursos de infra-estrutura e de pessoal, além de dar maior flexibilidade de horários para os cursos da área da Computação, que passam a centralizar suas aulas práticas nos laboratórios do Bloco". O diretor estima que "a nova estrutura laboratorial permitirá também atender aos cursos de pós-graduação oferecidos pelo CCET".

O Bloco 71 está próximo ao Bloco 58, onde funciona o Centro de Ciências Jurídicas, e seu projeto arquitetônico destaca-se entre os demais prédios do Campus pelas vidraças coloridas que garantem uma luminosidade especial no interior do prédio. "0 painel de iluminação faz alusão aos pixels da tela do computador, numa alusão à área de atuação dos profissionais que atuam no Bloco", explica o arquiteto Gustavo Lorandi. As janelas das salas de aula também possuem vidros laminados com película refletiva, o que aumenta o conforto térmico e controla a luminosidade para que o sol não incida diretamente nos computadores. O prédio conta ainda com elevador e rampas de acesso para portadores de necessidades especiais.