Convênios firmados com a Fras-le e a Caixa Econômica Federal contribuem para a qualificação do ensino de pós-graduação

A Universidade firmou, na manhã desta quarta-feira, dia 9, dois convênios voltados, em última instância, para a qualificação do ensino de pós-graduação. As medidas evidenciam o esforço da Universidade em promover a interação com a iniciativa privada e o setor público no cumprimento da sua missão institucional. Reafirmam também o compromisso da nova gestão de fortalecer e investir nas atividades-fins da Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Fras-le disponibiliza equipamento para pesquisadores do Mestrado em Materiais

Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Materiais poderão utilizar em seus estudos e pesquisas o microscópio eletrônico de varredura (MEV) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Fras-le , conforme estabelecido pelo convênio de cooperação técnica assinado no dia 9 de agosto, entre o reitor Isidoro Zorzi e o diretor de Tecnologia e Qualidade e Vendas Montadores da Fras-le, Dr. Gilberto Carlos Crosa. O convênio será administrado pelo Escritório de Transferência em Tecnologia da UCS.

De acordo com o convênio, durante 4 horas semanais, o equipamento estará disponível para os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Materiais. O coordenador do Programa, professor doutor Israel Baumvol, agradeceu o apoio de todos na concretização da parceria com a Fras-le. "Já temos 74 alunos no Mestrado em Materiais e já estamos pensando em criar um doutorado. Essa parceria vai fortalecer o Programa e nos dar incentivo para trabalhar no sentido de que possamos, em alguns anos, adquirir nosso próprio microscópio". O representante da Fras-le, Dr. Gilberto Carlos Crosa também enfatizou a importância da parceria com a Universidade. É com orgulho que podemos oferecer nossos recursos técnicos para a Universidade e estamos abertos para conversar sobre outras possibilidades de interação", disse o diretor da Fras-le. O reitor destacou a importância da Universidade estar em sintonia com o setor produtivo. "A UCS está localizada na mesma região do 2º pólo metal-mecânico do país, por isso devemos ter uma maior interação com esse setor, tanto na área tecnológica, como na área de gestão", anunciou o reitor.

O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de produzir imagens com ampliação de até 300 mil vezes, com alta resolução. As imagens fornecidas pelo MEV possuem um caráter virtual, pois o que é visualizado no monitor do aparelho é a transcodificação da energia emitida pelos elétrons, ao contrário da radiação de luz dos microscópios comuns. A grande vantagem do MEV consiste na possibilidade de observação direta de bordas ou contornos de grãos, partículas, e na identificação de porosidade, por isso, tem sido amplamente empregado na caracterização de materiais.

Caixa Econômica Federal tem linha de crédito para alunos da pós-graduação

Na presença dos principais gestores da CEF, no município e na região, da equipe de pró-reitores, do vice-reitor e do representante da Fundação Universidade de Caxias do Sul, o reitor Isidoro Zorzi e o superintendente regional da CEF, Ruben Valter Grams, assinaram o convênio que prevê a concessão de crédito pela CEF aos estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação da Universidade.

A liberação de recursos poderá ser parcial ou total e o estudante poderá quitar sua dívida com a Caixa, no prazo máximo de 36 meses. Poderá ser financiado até 100% do valor do curso, com juros mensais a partir de 2,35%, e o estudante terá a possibilidade de antecipar o pagamento integral das mensalidades à Universidade. O limite de financiamento mínimo é de R$ 1.000,00 e máximo é de R$ 30.000,00 e o estudante necessita de um avalista para solicitar a linha de crédito.

Ao agradecer a iniciativa da Caixa, o reitor Isidoro Zorzi disse acreditar que esta medida dará um impulso às matrículas nos cursos de pós-graduação lato sensu e de mestrado e sugeriu que a Caixa também pensasse em novas formas de crédito para o financiamento dos cursos de graduação, de modo a ajudar o aluno a permanecer na Universidade até a conclusão de seus estudos de graduação.

A Universidade conta com 2.022 alunos matriculados em cursos de pós-graduação (Especializações, MBAs e Mestrados).