Universidade apresenta relatório da auto-avaliação institucional em seminário para a comunidade acadêmica

Foi realizado, na tarde do dia 24 de agosto, no salão de Atos do Bloco A, o Seminário de apresentação do relatório da auto-avaliação institucional da UCS. O processo de Auto-Avaliação Institucional, iniciado formalmente em dezembro de 2004, envolveu, segundo a professora Gelça Regina Lusa Prestes, coordenadora da Comissão Própria da Avaliação cerca de 15 mil pessoas, direta e indiretamente.

O processo de Auto-Avaliação Institucional, do qual resultou o relatório que deverá ser encaminhado ao MEC até 31 de agosto, integrou várias práticas de avaliação e auto-avaliação, desenvolvidas pela Universidade, em diferentes momentos da sua trajetória. Os primeiros resultados que compõem o relatório foram obtidos através da coleta, sistematização, análise e cruzamento dos dados dessas práticas, destacando-se entre elas: a avaliação da regionalização; a avaliação on line e as avaliações externas, realizada pelas comissões do MEC, dos cursos de graduação e seqüenciais; os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; e o processo de auto-avaliação, conduzido por várias equipes dentro da Universidade, que ouviu a comunidade interna e externa sobre vários temas propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC)

O processo de Auto-Avaliação Institucional da UCS vem, assim, responder às orientações do Ministério da Educação, que instituiu, através da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC).

"Agora estamos concluindo uma etapa do processo de Auto-Avaliação Institucional e o relatório a ser encaminhado ao MEC espelha este momento. No entanto, em educação, todo processo avaliativo deve ser permanente e contínuo, pois é a partir da avaliação que podem ser pensadas e implementadas novas políticas e ações capazes de dar conta dos objetivos e finalidades da Instituição. Desta forma, a avaliação e a auto-avaliação institucional, como parte importante do Planejamento Estratégico, são processos que continuam em curso dentro da Instituição". Assim, a professora Ana Cristina Fachinelli, da Comissão Própria de Avaliação, explica a importância do processo avaliativo e da sua continuidade.

O relatório apresentado à comunidade acadêmica está em fase de revisão e últimas correções. Com cerca de 700 páginas, ele constitui uma síntese avaliativa que aborda 10 itens de avaliação, denominados "dimensões". "Este documento representa o cenário interno da Instituição, seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças. Ele é mais um passo na direção da consolidação da qualificação institucional". Assim o vice-reitor, José Carlos Avino, agradeceu o trabalho dos professores, gestores e alunos que participaram das comissões de avaliação".

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