Laboratório de Engenharia de Superfícies e Tratamentos Térmicos inicia atividades

Foi inaugurado, na tarde desta quinta-feira, dia 28, o Laboratório de Engenharia de Superfícies e Tratamentos Térmicos (LESTT), resultado do "esforço de uma equipe de professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação, sob a coordenação do professor Dr. Israel Baumvol, que também responde pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Materiais. A cerimônia de inauguração teve a participação de autoridades acadêmicas, da direção do SIMECS e da empresa Metalcorte, parceira do Laboratório em alguns projetos.

O Laboratório ocupa a sala 203 do Bloco V e ainda não está totalmente equipado. Ao apresentar o Laboratório, o coordenador enfatizou que "grande parte dos equipamentos que integram o Laboratório foram construídos pela própria equipe, com tecnologia nacional, possuindo assim alto valor agregado". A equipe mostrou-se "extremamente competente e motivada" e recebeu do reitor Isidoro Zorzi um cumprimento especial no ato da inauguração.

Quase a totalidade dos recursos necessários para montar o Laboratório são provenientes de projetos de pesquisa aos quais o LESTT está associado, financiados agências de fomento como FINEP, CNPq e FAPERGS, ou por empresas do setor metal-mecânico. Na sua totalidade o Laboratório abrigará equipamentos com valor de mercado de, aproximadamente, R$ 2,9 milhões. A Universidade providenciou a adaptação do espaço e as obras de infra-estrutura.

O LESTT conta com equipamentos de nitretação a plasma (para implantação de átomos de nitrogênio no aço, aumentando a dureza do material deixando a superfície mais resistente) e de deposição de filmes finos (revestimento de uso bastante amplo, como em ferramentas de corte, semicondutores, óptica, materiais biocompatíveis e sensores), além de equipamento de metalização.

O Laboratório foi concebido para ser um espaço de ensino, de gradução e pós-graduação, dos cursos das Engenharias e áreas correlatas. Especialmente, ele abrigará atividades de pesquisa na área de Materiais, dando suporte ao Programa de Pós-Graduação em Materiais, especificamente no que se refere à modificação superficial de materiais. O professor Israel também destacou o papel do Laboratório na interação com as empresas do setor metal-mecânico, que poderão encontrar no LESTT um parceiro na realização de serviços e no desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas para a obtenção de melhorias na superfície de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos. Atualmente, as empresas buscam estes serviços em outras cidades, principalmente no centro do país.

Além do coordenador prof.Dr. Israel Baumvol, integram o Laboratório de Engenharia de Superfícies e Tratamentos Térmicos: prof. Eduardo Tentardini e prof. Cristiano Krug; doutoranda Tatiana Weber, mestrando Cesar Aguzzoli e acadêmicos da graduação Nicolas Araujo, Stevan Tomiello e Álvaro Piccoli Morés.