UCS e Prefeitura Municipal assinam convênio para realização de projeto na área da educação

Com a finalidade de executar o projeto de pesquisa interinstitucional Leitura e escrita em sala de aula com base na teoria dos gêneros de textos, a Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul assinaram convênio nesta terça-feira, dia 31 de outubro.

A pesquisa terá por base os resultados de uma avaliação externa do rendimento escolar realizada no ano passado, que revelou desempenho deficiente em algumas escolas da rede municipal de ensino, especialmente nas quintas séries. A pesquisa objetiva testar uma nova metodologia de ensino, abrangendo três áreas (não somente a Língua Portuguesa), que capacite o aluno a interpretar diferentes textos que circulam socialmente, a assumir a palavra e, como cidadão, a produzir textos eficazes nas mais variadas situações.

A pesquisa vai contemplar 16 turmas da quinta série, sendo oito de controle e oito de experimento. Os professores das séries de experimento irão freqüentar oficinas pedagógicas coordenadas pela equipe de pesquisadores. Caberá à UCS exercer a coordenação administrativa e acadêmica do projeto e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) dará apoio logístico e administrativo na seleção das escolas, no trabalho com os professores da rede municipal integrantes da pesquisa na realização das sucessivas etapas da investigação.


Assinatura do convênio

O convênio foi assinado pelo prefeito José Ivo Sartori e pelo reitor Isidoro Zorzi. A importância desta parceria foi ressaltada por eles. Segundo o professor Zorzi, “esperamos que a Universidade possa responder às demandas do município, como esta, que visa melhorar o ensino nas escolas da rede municipal”. O prefeito enfatizou a preocupação de que as crianças não sabem o que estão lendo. “Precisamos fazer uma avaliação de como está o desempenho do aluno e do professor que trabalha na área. Parcerias como esta, com a UCS, tem que existir e estamos satisfeitos com esta caminhada”.

Para o coordenador da pesquisa, professor Normelio Zanotto, “a assinatura do convênio reveste-se de importância por, pelo menos, dois motivos: por representar um gesto concreto de aprimoramento na integração das ações entre as duas instituições e por efetivar-se pela realização de uma pesquisa que tem por objetivo aprimorar o fazer pedagógico no ensino fundamental”. Já para a secretária municipal, Mariza de Abreu, “esta ação é uma das que mais dará visibilidade à SMED atualmente”.

Foto: Luis Chaves