"O processo de implantação do Portal Acadêmico é gradual. Ele deverá estar sempre em constante processo de atualização e aprimoramento para atender aos avanços técnicos e pedagógicos"

Entrevista com Carla Beatris Valentini

Carla Beatris Valentini é uma das professoras que integra a equipe do Programa UCSvirtual e, no momento, está especialmente envolvida com a capacitação de professores e monitores que vão atuar nas disciplinas semi-presenciais. Doutora em Informática na Educação, Carla é professora do Departamento de Informática e acompanhou o processo de discussão e elaboração da Graduação virtual.

Quem tem acesso ao Portal Acadêmico? Ele está disponível para todos os acadêmicos e todos os professores, independente do curso ou da unidade universitária?

A implantação do Portal Acadêmico está se iniciando com a Graduação virtual. Assim, nesta fase, têm acesso ao ambiente todos os alunos de graduação e professores de todos os campi, núcleos.

Como se dá esse acesso?

O acesso se dá via Internet, através do endereço: http://ucsvirtual.ucs.br, informando o numero do cadastro e a senha de cada usuário (são os mesmos números utilizados para acessar os demais serviços da UCS, como UCS Cartão, biblioteca, serviços restritos do Site, etc.). Esses dados dão acesso à pagina com as informações acadêmicas do usuário referentes a este semestre (disciplinas em que o aluno está matriculado ou que o professor estará ministrando).

Nesta etapa inicial, o Portal Acadêmico disponibiliza informações do semestre, através do menu Disciplinas 2007/2, que, por sua vez, dá acesso à lista dos códigos de todas as disciplinas em que o estudante está matriculado e, para o professor, há o acesso àquelas disciplinas que ele irá ministrar no semestre. Essas informações estão localizadas no lado esquerdo da tela. Ao clicar no nome da disciplina, abre-se o seu ambiente específico, com diferentes informações e funcionalidades.

Que informações e funcionalidades estão disponíveis, nesta etapa, para o professor e para o aluno?

Até o momento estão disponíveis as disciplinas e, para cada disciplina é possível, dentre outras funcionalidades do ambiente, ter acesso ao mural (avisos importantes) cronograma, orientações de aula, acervo da disciplina (materiais, textos, slides disponibilizados pelo professor), perfil do estudante e do professor. E, entre as funcionalidades, podemos destacar a possibilidade de enviar mensagem diretamente a um colega ou ao professor (mensagem instantânea), Webfólio (espaço para publicar produções ou trabalhos elaborados pelos estudantes) Fórum e Chat. Isso tudo está disponível para todas as disciplinas, mas, neste semestre, nem todos professores farão uso de todas essas possibilidades.

Que ações o professor pode realizar através desse ambiente?

O professor pode publicar informações e recados de interesse da turma, informar o cronograma da disciplina, especificar a forma de avaliação, a metodologia de trabalho, passar orientações para cada aula, e disponibilizar material no acervo. Os professores que trabalham com as 18 disciplinas semi-presenciais terão maiores demandas e utilizarão outros recursos que possibilitam maior interação.

Que ações o estudante pode realizar através desse ambiente?

Ele pode acessar diversas informações sobre a disciplina, inclusive o material que o professor disponibilizará no acervo. Poderá utilizar o Fórum ou o Chat para conversar com os colegas e também com o monitor e professor, se isso for acordado entre alunos e professor.

É necessário ter alguma habilidade especial para trabalhar nesse ambiente?

É necessário ter acesso à Internet. Aqueles que já navegam não terão dificuldade. Os que não estão muito acostumados talvez precisem de um pouco mais de tempo para explorar as possibilidades. Como todas as disciplinas têm o mesmo layout de disponibilização de material e interação, isso facilitará a apropriação do ambiente por parte do aluno.

Será oferecido algum tipo de ajuda a quem tiver dificuldades para trabalhar nesse ambiente? Quando e onde?

Estamos programando oficinas para oferecer aos professores e momentos para apresentar o ambiente tanto aos alunos como aos professores. Esses eventos serão divulgados e oferecidos em diferentes horários. Em breve a Pró-Reitoria de Graduação anunciará um cronograma de atividades de divulgação do Portal e de capacitação de professores, monitores e estudantes.

A implantação desse ambiente foi iniciada agora, quais serão as próximas etapas?

A etapa atual consiste em disponibilizar o ambiente a todos, além de realizar um piloto com 18 disciplinas de graduação trabalhando na modalidade semi-presencial. Essas disciplinas semi-presenciais estão orientadas conforme a Portaria 4059 do MEC que define a possibilidade de disciplinas semi-presenciais na graduação.

Outro passo é capacitar todos os professores de forma gradativa, através de oficinas e seminários específicos, no uso do ambiente virtual. Isso é necessário porque o uso do ambiente não se refere somente aos aspectos técnicos, mas também pedagógicos. Ao inserir a tecnologia pretende-se também repensar e incrementar o processo de interação e, por sua vez, de aprendizagem. Também vamos capacitar mais professores para oferecerem disciplinas semi-presenciais no próximo semestre, além de discutir com os Colegiados de curso e Departamentos como essas disciplinas semi-presenciais podem ser incluídas no currículo. Muitas atividades e necessidades decorrem dessa implantação da graduação virtual. Cabe ainda destacar que a inserção, nos respectivos currículos, das disciplinas que podem ser ofertadas na modalidade semi-presencial, é uma definição que compete aos Colegiados de curso.

Também se pretende estender essas ações em ambiente virtual a outros níveis da Universidade, introduzindo, por exemplo a pós-graduação virtual e a extensão virtual. O processo de implantação do Portal Acadêmico é gradual, nós entendemos que ele deve estar sempre em processo de complementação, pois precisará constantemente de atualizações e inovações para atender aos avanços técnicos e pedagógicos.

O que são as disciplinas semi-presenciais? Onde e como estão sendo oferecidas?

São disciplinas dos cursos de graduação, normais dos currículos e que têm uma parte de sua carga horária acontecendo com atividades orientadas a distância. Essas atividades devem respeitar as características das disciplinas, dos cursos e dos alunos.

Neste semestre estão sendo oferecidas 18 disciplinas nessa modalidade. (Psicologia, Língua Portuguesa Instrumental, Economia Brasileira, Interface Humano Computador, Cálculo Diferencial e Integral IV, Matemática para Engenharias I e II, Cálculo Numérico I, Introdução à Enfermagem, Eletrocardiografia e Iniciação à Pesquisa). No Campus Universitário da Região dos Vinhedos são oferecidas 5 (Informática Básica, Psicologia Jurídica, Contabilidade Orçamentária, Iniciação à Pesquisa, Realidade Brasileira) e, em Vacaria, 2 (Direito Administrativo II e Processo Administrativo.