Professores e funcionários ganham novo serviço de atendimento em Tecnologia da Informação

O Núcleo de Processamento de Dados (NPDU), em parceria com a Divisão de Patrimônio, implantou, no mês de março, a Central de Atendimento ao Usuário (CAUS), destinado a dar suporte a professores e funcionários, no uso dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) disponíveis pela Instituição.

Entre as atividades do CAUS, destaca-se: atender e registrar todas as ligações feitas pelos usuários dos serviços de informática da UCS, através de um sistema gerenciador de chamados; categorizar e priorizar a ocorrência; fechar as ocorrências resolvidas; responder às solicitações dos usuários com informações apropriadas e em tempo hábil; direcionar as ocorrências para o grupo de suporte apropriado; dar atendimento remoto quando for necessário e possível.

O atendimento será prestado por telefone (ramal 2447), no horário das 8h às 11h25min e das 13h30min às 22h.

Além do CAUS, outros setores da UCS também prestam atendimento a funcionários, alunos e professores, no que se refere ao uso dos recursos e serviços relacionados à área de Tecnologia da Informação.

Os Laboratórios de Informática, localizados nos campi e núcleos, atendem a alunos e professores no horário de funcionamento da Universidade. No laboratório, entre outros serviços, o aluno pode: requisitar um endereço eletrônico e um espaço de armazenagem de arquivos na rede de computadores da Universidade, e obter orientação sobre a gestão desses recursos; acessar seu e-mail; pesquisar na Internet; digitar e imprimir trabalhos acadêmicos. Cada laboratório atende a um número de cursos, para saber qual atende ao seu curso, o acadêmico deve consultar a secretaria de seu curso.

No Quiosque de Informações, é feita a gestão do UCS-Cartão, através da qual alunos e professores são orientados sobre as informações referentes a cadastro e senha, necessários para a utilização do cartão. Além de fornecer informações gerais sobre a Universidade, o Quiosque de Informações também localiza alunos e professores na Instituição. Atende de segunda a sexta, das 8h às 22h30min, e aos sábados das 8h às 12h, pelos telefones: (54) 3218-2199; 3218-2178 e 3218-2322 ou no endereço eletrônico: Informa@ucs.br

Através do Site da UCS, na seção Serviços Restritos, alunos e professores também podem realizar diferentes ações. Os acadêmicos podem acessar informações de sua vida acadêmica; atualizar dados cadastrais; localizar outros alunos; trocar a senha do UCS-Cartão; consultar a Biblioteca, fazer reservas e renovação de empréstimos. Os professores, entre outras ações, podem fazer o cadastro dos projetos de pesquisa e as solicitações de bolsas BIC-UCS, dentro do calendário estabelecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.