Pós-Graduação em Biotecnologia: UCS titula seu primeiro doutor

O dia 12 de abril de 2007 marcará uma etapa importante para o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS (PPGBIO-UCS): a primeira defesa de Tese de Doutorado. Bióloga e Mestre em Biotecnologia, Stela Maris da Silva é primeira a receber o título de Doutor em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul. Ela fez a sua defesa de Tese na tarde desta quinta-feira, dia 12, apresentando o trabalho, Crescimento e capacidade de biosorção de metais por Pleurotus sabor-caju, em cultivo líquido e em cultivo sólido. Participaram da banca examinadora, os professores: Dr. Geraldo Lippel Sant'Anna Júnior, da UFRJ; Dr. Luiz Olinto Monteggia, da UFRGS; e o Dr. Alöis Eduard Schäfer, da UCS.

Trajetória madura
O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Dr. José Clemente Pozenato, participou da cerimônia de abertura da sessão, para cumprimentar e prestigiar os integrantes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, pela realização de um momento "simbolicamente muito importante para o Programa, para o Instituto de Biotecnologia, e para a Universidade de Caxias do Sul, como um todo". Na visão do pró-reitor, "o Programa percorreu um longo caminho, trilhado passo a passo, resultando numa trajetória madura, de qualidade, que só foi possível graças ao trabalho de muita gente. De todos os que estão aqui. Daqueles que plantaram as sementes, anos atrás, e daqueles que as regaram ao longo desses anos".

De professora do Ensino Médio ao Doutorado em Biotecnologia
Stela Maris graduou-se em Biologia pela Unisinos em 1986 e durante vários anos atuou como professora do Ensino Médio. Concluiu o Mestrado em Biotecnologia pela UCS, em 2004, ingressando em seguida no Doutorado. Nesse meio tempo, participou, com bolsa do Programa Alfa, de estágios na Escola Superior de Engenharia da Universidade de Poitiers, na França e no Departamento de Engenharia da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina. Agora, com o título de Doutor em Biotecnologia, Stela Maris passará a integrar o quadro docente da universidade argentina onde fez estágio.

Leia entrevista com Stela Maris da Silva

Consolidação do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia foi iniciado em 1993 e, em abril de 2007, já computa 98 mestres titulados. Com a aprovação da CAPES, foi implantado em 2004, o Doutorado em Biotecnologia, numa decorrência do processo natural de consolidação e amadurecimento do Mestrado.

O professor Aldo José Pinheiro Dillon, atual coordenador do PPGBIO-UCS e professor orientador de Stela Maris, também avalia que a Defesa de Tese é um marco para o Programa. Veja o que ele disse:

O senhor acompanhou, desde o início, a implantação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, como avalia a progressão do programa, nesses 14 anos, e que repercussão ele dá à Universidade?

"Pode-se dizer que, a Universidade de Caxias do Sul, apesar dos seus 40 anos, é ainda uma Instituição muito jovem. Entretanto, estamos todos conscientes de que ela vem se firmando e consolidando sua atuação em várias áreas, e, assim ocupando um espaço de destaque entre as universidades brasileiras. Para nós, docentes em atividade no Instituto de Biotecnologia, ou docentes que interagem com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS, que vibramos muito com a aprovação, pela CAPES, do nosso Mestrado e que vibramos também com a aprovação do Doutorado, evidentemente, acreditamos que haja bastante motivo de orgulho para o Instituto de Biotecnologia e para a toda a UCS com a primeira defesa de Tese de Doutorado do PPGBIO/UCS.

Uma tese de doutorado constitui-se em umas das evidências de consolidação do PPGBIO/UCS, programa que foi maturado na própria Instituição, mas também evidencia a capacidade técnico-científica da UCS na área da Biotecnologia".

De que maneira, os profissionais egressos do Programa contribuem para o desenvolvimento do país e para o avanço do conhecimento em Biotecnologia?

"De acordo com os próprios objetivos do Programa, nossos 98 egressos estão ocupando papéis importantes em Universidades e Empresas, em diferentes locais do país, muitos deles no Rio Grande do Sul e alguns no próprio corpo de docentes da UCS".