Reitoria apresenta selo comemorativo aos 40 anos da Instituição

"Dinamismo, movimento e transversalidade". Essas três palavras traduzem e definem, segundo seu autor, o selo comemorativo aos 40 anos da UCS. Entre os 587 trabalhos analisados pela comissão julgadora do concurso, a do arquiteto e designer gráfico Airton Cattani, de Porto Alegre, foi a escolha unânime e recebeu muitos elogios de todos.

Cattani foi o convidado especial da cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, dia 17, pela Reitoria, para apresentar à comunidade o trabalho vencedor do concurso instituído pela Instituição em comemoração aos 40 anos de fundação da Universidade de Caxias do Sul. Ao agradecer a premiação, Airton disse estar satisfeito em poder contribuir, com a sua criação, para as comemorações pelos 40 anos da UCS, e explicou que, ao criar o selo, procurou utilizar uma simbologia que representasse o dinamismo, o movimento e a transversalidade, conceitos que, na sua concepção, representam as características de uma Universidade. Cattani também elogiou a UCS pela iniciativa de valorizar o design gráfico realizado em nosso país ao propor o concurso. [Veja mais sobre o trabalho vencedor]

O reitor parabenizou o autor e lembrou que a boa receptividade ao concurso, que recebeu inscrições de trabalhos de profissionais do Maranhão ao Rio Grande do Sul, já foi uma forma de mostrar ao país a atuação da UCS. "O Brasil está nos vendo e participando, de alguma forma, dos destinos da nossa Universidade".

Durante a cerimônia, a reitoria divulgou a Portaria 86, que cria o Programa In Altum Dulcit, que define e nomeia as comissões que atuarão nas comemorações dos 40 anos. O reitor lembrou que as ações comemorativas devem envolver a comunidade regional, "que é o suporte da nossa Instituição". Além dos festejos, o reitor sugere que este ano seja também "um momento de se refletir sobre os caminhos a serem trilhados pela UCS nos próximos 40 anos, projetando, desde já, o seu futuro, para quando as novas gerações estiverem aqui. Meu sonho é que a UCS possa ser um modelo alternativo de ensino superior para o país, permitindo assim que mais pessoas possam sonhar com o ingresso na universidade", concluiu o reitor Isidoro Zorzi.