Acadêmicos realizam atividade teatral, em LIBRAS, para alunos da escola Hellen Keller

A partir do decreto nº 5626 de dezembro de 2005, que torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos de formação de professores, o curso de Licenciatura em Computação, ofereceu, pela segunda vez, no semestre passado, a disciplina de Língua de Sinais, LET0552A, obrigatória nesse curso e eletiva para os demais. Nesta edição, participaram da disciplina os acadêmicos de licenciatura em Computação, Matemática e do Bacharelado de Psicologia. A proposta da disciplina, além de atender a uma política governamental de inclusão social, possibilita ao futuro professor desenvolver conhecimentos sobre a surdez, sobre a identidade surda e a língua de sinais, apropriando-se de recursos pedagógicos e tecnológicos que contribuam para viabilizar o acesso do surdo à comunicação, à informação e à educação formal.

Ministrada pela professora Carla Beatris Valentini e pela instrutora de LIBRAS, Natacha Perazzolo, a disciplina, ao tratar ensino de LIBRAS, terminou por conduzir os acadêmicos para o mundo do surdo. Neste sentido, a interação com alunos e professores da escola Helen Keller foi um elemento que enriqueceu o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos e abriu espaço para uma reflexão de temas pertinentes ao processo.

Na noite de segunda-feira, dia 9, os acadêmicos fizeram uma apresentação teatral de dois textos muito conhecidos: Chapeuzinho Vermelho e O Mágico de Oz, utilizando apenas LIBRAS e os recursos do teatro. Foi um desafio para os acadêmicos, que tiveram que adaptar o texto e se esmerar na comunicação em LIBRAS. Para a platéia, formada por alunos, professores e coordenação da escola foi um momento importante de integração e de valorização da LIBRAS da comunidade surda. Os alunos surdos da escola Helen Keller ao avaliarem a apresentação dos acadêmicos expressaram sua admiração e emoção com o empenho dos estudantes, ouvintes, em aprenderem LIBRAS.

Na avaliação da professora Carla, a experiência da disciplina e a integração com a comunidade escolar foram fundamentais para sensibilizar o futuro professor para as necessidades especiais e qualificar o aprendizado de LIBRAS.

A próxima oferta da disciplina será no primeiro semestre de 2008.

Na foto, os acadêmicos e a coordenadora (a primeira, de pé, à esquerda), momentos antes da apresentação na Escola Helen Keller