Suzana De Conto, docente do Mestrado em Turismo, estuda os impactos ambientais no Turismo e na Hotelaria e acredita que para tornar o turismo mais competitivo, é indispensável a formação de recursos humanos qualificados.

Suzana De Conto integra o corpo docente do Mestrado em Turismo e orientou os estudos de Gisele Silva Pereira. Engenheira química, pela UCS, mestre em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento, pela USP, e doutora em Educação pela UFSCar, Suzana é pesquisadora no Instituto de Saneamento Ambiental da UCS. No mestrado, coordena a disciplina Gestão de Impactos Ambientais em Turismo e Hotelaria.

Ainda comemorando a conquista de Gisele, a professora destaca que "o projeto de Gisele foi aceito pela universidade inglesa antes mesmo da conclusão do processo de seleção da Capes, o que indica a aceitação das nossas linhas de investigações no mestrado em Turismo, uma vez que o problema proposto por Gisele decorre de uma pesquisa iniciada no nosso programa". Como tutora, Suzana acompanhará o desempenho de Gisele, repassando informações à Capes.



Como você avalia os estudos que envolvem o turismo e meio ambiente em nosso país?

"As relações entre turismo e meio ambiente precisam ser permanentemente construídas. O planejamento de qualquer atividade turística deve ser construído contabilizando-se a variável ambiental. Nosso país precisa tornar o turismo mais competitivo, formando recursos humanos qualificados para atuar na academia e nos diferentes empreendimentos turísticos. Porém, a competitividade pressupõe a preocupação com a conservação do meio ambiente e, nesse sentido ainda precisamos evoluir muito na área do saneamento ambiental nos municípios turísticos, no sentido de oferecer um destino turístico competitivo, tratando, por exemplo, o esgoto e os resíduos sólidos gerados nesses municípios.

Não é possível conceber atividades turísticas em municípios que não estejam preparados para evitar, ou minimizar, os impactos ambientais negativos decorrentes dessas atividades.

Ao analisar os requisitos ambientais para o turismo sustentável, com bastante clareza evidenciam-se as responsabilidades de toda a sociedade em relação às políticas que devem ser estabelecidas na implantação de atividades turísticas: cumprimento da legislação ambiental; conservação de áreas naturais; minimização de impactos da implantação e operação dos empreendimentos (impactos da construção); planejamento do paisagismo; controle de emissões, efluentes e de resíduos sólidos; planejamento e implementação de medidas para minimizar o consumo de água e de energia; e seleção de insumos".


Que perfil de profissional procura o Mestrado da UCS? Em que medida o nosso mestrado responde às demandas regionais, nacionais e até internacionais nessa área do conhecimento?

"Profissionais de diferentes áreas do conhecimento procuram o Mestrado em Turismo. Por ser um setor relevante da economia de um país, o turismo necessita de um planejamento estratégico e sistêmico, construído por profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento: educação, administração, engenharia, antropologia, comunicação, economia, além do turismo e da hotelaria. O Mestrado da UCS, em sua sétima turma, procura responder às demandas regionais, nacionais e internacionais, produzindo conhecimentos a partir de problemas concretos da sociedade.

O mestrado recebe alunos de diferentes estados e até de outros países. Isso contribui para a diversificação dos temas e problemas a serem investigados no Mestrado, uma vez que, em geral, eles buscam em suas investigações, responder a questões de sua comunidade de origem.

Um exemplo da inserção internacional do mestrado são os convênios com instituições estrangeiras, a participação no Programa ALFA e o Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul – SEMINTUR, que congrega diferentes profissionais, principalmente do Mercosul.


Como você avalia a aprovação da Gisele para o doutorado no exterior com bolsa da Capes? Você será a sua tutora no Brasil, como se dará essa relação?

"Como educadora, professora e orientadora é gratificante ver um orientando dar continuidade aos estudos, buscando a qualificação profissional. Acompanhei todas as etapas do processo de avaliação da Capes. O fato do projeto submetido à Capes ser aprovado com mérito, já demonstra a sua relevância para o Brasil, pois temos ainda muitas lacunas relacionadas à produção do conhecimento sobre a variável ambiental no planejamento dos empreendimentos turísticos e há uma carência de doutores em Turismo na academia.

Para a Universidade são muito importantes as relações que estão sendo construídas com a Oxford Brookes University, pois elas podem significar o início de convênios de cooperação entre as duas instituições.

Assumi o compromisso com a Capes de contribuir como tutora da Gisele. Tenho a responsabilidade de efetuar o acompanhamento acadêmico das atividades a serem desenvolvidas durante o seu doutorado, prestando informações à Capes, além de realizar a análise dos seus relatórios anuais. Também tenho o compromisso de auxiliá-la no sentido de que o doutorado seja concluído no período estabelecido pela Capes, que é de quatro anos".