Curso de Tecnologias Digitais recebe conceito máximo do MEC

O Ministério da Educação atribuiu nota máxima ao curso de Tecnologia Digitais, na avaliação realizada no primeiro semestre de 2007. O curso recebeu o conceito 5 nos três itens avaliados: organização didático-pedagógico, instalações físicas e corpo docente. No parecer final do relatório, o Ministério considera que o curso "Tecnologias Digitais apresenta excelentes condições de ensino, o que é refletido pelos conceitos obtidos". Prossegue o parecer: "cumpre-nos salientar que o curso apresenta excelências relativas a vários fatores, tais como: corpo docente, corpo técnico, apoio institucional de uma Universidade já consolidada. Além desses aspectos, cabe salientar outros pontos positivos, tais como: as instalações hoje utilizadas pela infra-estrutura que propicia a permanência discente após o horário regulamentar do curso, o que proporciona aos alunos um aprofundamento maior no estudo individual e em grupos dos programas ministrados".

A pró-reitora de graduação, professora Nilva Rech Stédile, revela que o resultado da avaliação era aguardado com expectativa, pois o curso é uma inovação. "Mas, o conceito obtido comprova o trabalho de excelência e a preocupação da Universidade em desenvolver um ensino com qualidade", destaca. Para a coordenadora do curso, professora Silvana Boone, estão sendo cumpridos os objetivos de formar profissionais que possam atuar na produção nas áreas de arte e tecnologia, bem como na análise e produção de ambientes virtuais como tecnologias eletrônicas e computacionais.

Criado há dois anos, o curso de Tecnologias Digitais funciona no Campus 8, e procura atender às demandas nas áreas de criação de tecnologias avançadas, por meio da formação de profissionais críticos, criativos e comprometidos com a realidade, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O profissional formado no curso tem como campo de atuação as produtoras de mídias digitais, de vídeo e áudio, empresas de criação e produção em hipermídia, bureaus de web design e criação artística, indústrias de entretenimento e programação visual. Atualmente, 120 alunos estão matriculados no curso, que tem duração média de quatro anos.