UCS e Banco Santander assinam convênio de cooperação

A Universidade de Caxias do Sul e o Banco Santander assinaram, na manhã desta terça-feira, convênio que prevê a cooperação entre as duas instituições. O acordo fortalece e amplia a parceria existente desde 2001, quando a UCS se integrou ao Portal Universia. A partir da parceria estabelecida, a Universidade disponibilizará ao banco algumas de suas demandas operacionais na área administrativo-financeira e receberá do Santander apoio a projetos acadêmicos. "Aplicaremos esses recursos nos fins da universidade, ou seja, em ensino de qualidade, pesquisa competitiva e em conhecimento a ser disponibilizado a todos os segmentos da sociedade". Ao agradecer aos integrantes do grupo de negociação, o reitor Isidoro Zorzi disse que, a cerca de um ano, as duas instituições analisam a parceria e que o Santander apresentou a melhor proposta nas licitações e pregões lançados pela UCS. "A administração da Universidade tem se esforçado para diminuir as despesas e aumentar as receitas sem onerar as mensalidades dos alunos", acrescentou o reitor.

O evento, realizado na Cidade Universitária, reuniu autoridades acadêmicas e diretores do Santander, que já mantém parcerias com 260 instituições brasileiras de ensino superior. O presidente do Santander no Brasil, Gabriel Jaramillo, destacou que o Banco colabora com as universidades de diversos países, incentivando o processo de internacionalização das instituições de ensino, através de programas de intercâmbio. Ele citou também o projeto do Portal Universia, que oferece conteúdos e serviços ao segmento acadêmico, e reúne 985 universidades em 11 países.

Entre os projetos desenvolvidos pelo Santander Universidades, destacam-se: as bolsas luso-brasileiras, um programa de intercâmbio entre estudantes brasileiros e portugueses; as bolsas de estudo internacionais; as bolsas de estudos nacionais para alunos com bom desempenho acadêmico e condições socioeconômicas desfavoráveis; e os prêmios de incentivo ao empreendedorismo e à ciência e inovação dentro das universidades.

A Pró-Reitoria Administrativa da UCS já prepara um plano de comunicação interna para informar aos funcionários e professores da Instituição sobre os procedimentos decorrentes da implantação da parceria, que levará de 90 a 120 dias para ser concluída.

Na foto, o reitor Isidoro Zorzi cumprimenta o presidente do Santander no Brasil, Gabriel Jaramillo, sob o olhar do presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Nestor Perini.