Estado, UCS e UERGS criam o Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra

Foi assinado na manhã de quarta-feira, dia 3, o protocolo para criação do Polo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra, que irá porporcionar o desenvolvimento econômico e social da região, ficando ligado ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede)local.

Os projetos de pesquisa serão executados por três unidades (UCS, UERGS e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária). As empresas que desejarem realizar projetos, devem encaminhar as propostas para o Corede analisar, e encaminhar ao Pólo. A idéia é direcionar os trabalhos para o desenvolvimento da indústria, da agroindústria, agropecuária, turismo e meio ambiente. A realização dos trabalhos iniciará gradualmente, mas a expectativa é de que algumas pesquisas sejam realizadas ainda este ano. O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Pedro Westphalen argumentou que “Somente através do conhecimento e da tecnologia é que conseguiremos ser um país em desenvolvimento econômico”. A partir dos resultados das pesquisa desenvolvidas pelo Pólo, as empresas e o setor público estarão habilitadas a buscar financiamentos.

O reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi, destacou que a criação do pólo representa a manifestação da vontade do setor público (Estado e municípios da região), setor de ensino e pesquisa (Fepagro, Uergs e UCS) e o setor produtivo. "Temos de aprender a caminhar com três pernas, pois são os três que querem compartilhar para que os Campos de Cima da Serra sejam competitivos, então as instituições públicas e privadas devem compartilhar de soluções".

O Pólo dos Campos de Cima da Serra é o 23º que o governo do Estado implanta, desde 1989. O Programa de Apoio aos Pólos de Inovação Tecnológica, foi criado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para estimular a integração entre Universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo, com propósito de desenvolver tecnologias adequadas às diferentes regiões do Estado.