Egressos: Reencontro no 30º aniversário do curso de Engenharia Mecânica

O trigésimo aniversário da formatura da turma de engenheiros operacionais mecânicos, que terminaram o curso no ano de 1977, foi marcado por recordações e confraternização. Os ex-alunos se reencontraram no dia 29 de setembro, num evento realizado na empresa Randon. Com a realização desses encontros "o grupo se fortalece", observa o engenheiro Carlos Bender, um dos organizadores do encontro.

Desde 1968 a UCS oferecia o Curso de Engenharia de Operações, Mecânica de Máquinas, inicialmente restrito à formação tecnológica. A partir de 1977, ele se transforma em graduação plena em Engenharia Mecânica. Hoje, o número de alunos matriculados se aproxima de 850 e e o curso computa cerca de 1, 3 mil engenheiros mecânicos diplomados.

No reencontro, os ex-colegas relembraram momentos vividos há três décadas. Eram outros tempos. Nem todos do grupo iniciaram o curso juntos. Uns ingressaram no ano de 1971, outros dois e três anos após. "Não tínhamos a menor idéia de como seria cursar uma universidade, mas cada um sabia o que queria", salienta Bender, citando algumas atividades realizadas na época, como a semana de integração que terminava com o tradicional e famoso desfile dos bixos. "Se enraizava, aos poucos, nos nossos corações, a certeza da realização do sonho de formação acadêmica na universidade que viria a se tornar uma das mais importantes e conceituadas do Brasil".

Este foi o quarto encontro do grupo após a conclusão do curso. "Pena que hoje não é mais assim. O dia-a-dia, a falta de tempo e o próprio desinteresse, não permitem que turmas comecem e terminem juntas seus cursos", lamenta Bender, elogiando inciativas de reencontro e de resgate da história. Ele destaca o envolvimento dos colegas na promoção dos encontros e a presença dos professores. Neste quarto encontro representaram a UCS o coordenador do curso, professor Marcos Luciano, e a coordenadora do Programa de Egressos, professora Silvana Flores.

Foto: Berenice da Silva