"Programa Municípios - Nossa UCS" retoma e amplia o projeto de regionalização da Universidade

A reitoria apresentou na tarde de quarta-feira, dia 5, o Programa Municípios – Nossa UCS, que tem o objetivo de aproximar a instituição dos municípios da sua região de abrangência. No encontro, realizado nos Pavilhões da Festa da Uva, foram apresentadas às autoridades municipais as possibilidades de parcerias a serem realizadas com a Universidade.

O Programa Municípios é uma das ações definidas pela Universidade com o objetivo de revitalizar o processo de regionalização iniciado em 1990, ampliando-o e introduzindo a idéia de rede de municípios, dentro de uma estratégia mais ampla de inclusão. "Antes da regionalização fizemos o Projeto Municípios, que visava o relacionamento com os municípios da região, possibilitando oferta de cursos. Agora estamos oferecendo também os serviços dos institutos de pesquisa e o conhecimento necessário para atender questões concretas e gerar desenvolvimento tecnológico para empresas da região", assim o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, José Clemente Pozenato, explicou a proposta aos prefeitos e demais autoridades que participaram do encontro.

Com o lançamento do Programa, a Universidade se abriu para que os municípios encontrem em sua estrutura acadêmica e científica as soluções para as demandas da comunidade. "Somos uma universidade comunitária, inserida em uma região e por isso entendemos que temos tudo para auxiliar esses municípios a se desenvolverem", complementou o reitor Isidoro Zorzi. Entre as ações que deverão ser desenvolvidas estão a implementação e gestão de um pólo tecnológico regional e o desenvolvimento de pesquisas em todas as áreas do conhecimento. O programa terá sustentação de uma “rede” interna em cada município, que será definida no nível local, abrangendo organizações públicas, privadas e comunitárias, e por uma “rede” interna de todos os órgãos da Universidade, incluindo pró-reitorias, centros, campi e núcleos e os institutos cujas ações estão voltadas para a geração e difusão de conhecimentos de interesse para o desenvolvimento da região.