Lasier Martins participa da aula inaugural do Mestrado em Administração

"Os desafios para uma região que entende de crescimento". Veio de um comunicador de renome no Rio Grande do Sul o tema da aula inaugural do Mestrado em Administração, realizada na noite da última quarta-feira, dia 19. Lasier Martins, jornalista da RBS, conduziu a aula e teve a companhia dos empresários Jones Mariani, da Pigozzi Indústria de Engrenagens e Transmissões, e Plínio Mioranza, da MP Estruturas Metálicas Ltda., e ainda do coordenador da Pós-Graduação e Pesquisa, professor Mauricio Moura da Silveira. O reitor Isidoro Zorzi, o vice-reitor José Carlos Avino, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, José Clemente Pozenato, também participaram do evento que deu início às atividades da 3ª turma de ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS.

A riqueza do tema e a habilidade do palestrante e dos debatedores no encaminhamento das questões atraiu a atenção do público e levou o coordenador do Programa, professor Eric Dorion, a concluir que "as questões levantadas nesta aula prestam-se a temas de estudo e continuaremos a debatê-las durante os dois anos de estudo no Mestrado".

Universidades, iniciativa privada e governos
Ao relatar suas viagens a centros tecnológicos do Canadá, Irlanda, Inglaterra e França, onde se deparou com modelos de instituições que realizam ensino e pesquisa de maneira integrada como a iniciativa privada e o governo, Lasier traçou um painel comparativo entre a realidade das universidades brasileiras e estrangeiras, destacando o papel da universidade como geradora de conhecimento e inovação tecnológica, elementos indispensáveis para o desenvolvimento de todas as nações. Tratou Caxias do Sul como uma "ilha de excelência industrial", dona de "taxas chinesas de crescimento", com boas prerrogativas para tornar-se um "grande centro de inovação", podendo contar para isso com a Universidade de Caxias do Sul como um dos protagonistas nessa empreitada.

Na sua avaliação, o "bom momento da economia brasileira", com o crescimento do PIB, o aumento do consumo, e o Programa de Aceleração do Crescimento abre novas perspectivas, tanto para o Estado que poderá cumprir melhor seu papel na promoção do "bem estar social", como para os cidadãos e a iniciativa privada, que encontrarão mais segurança para empreender em áreas de inovação. Não deixou de criticar a falta de investimentos dos governos em pesquisa e formação de profissionais em áreas de ponta. Falou da globalização dos mercados, da ineficiência do Estado em vários setores, da necessidade de saber empreender para vencer no mundo dos negócios, e da importância do gestor nesse contexto.

Em suas intervenções, os empresários mostraram-se favoráveis quanto à necessidade das empresas de investir, cada vez mais, em conhecimento, tecnologia e gestão. "A indústria caxiense formou-se, com os empresários tocando de ouvido, agora precisamos saber ler a partitura". A metáfora utilizada pelo empresário Plínio Mioranza explica de uma maneira criativa o papel da Universidade, como fonte geradora de novas idéias, seja para para a criação ou aperfeiçoamento de produtos e processos, seja para a qualificação da gestão.

Por sua vez, o coordenador da Pós-Graduação e Pesquisa enfatizou os poucos investimentos do governo, em seus diferentes níveis, na pesquisa feita pelas universidades e centros de pesquisa, mas lembrou que, no que se refere à formação de pesquisadores, o governo brasileiro vem investindo fortemente na formação de mestres e doutores, muitos deles em centros de pesquisa de excelência fora do país. No entanto, paradoxalmente, estes mesmos profissionais, extremamente capacitados, encontram muitas dificuldades para serem absorvidos pelo setor produtivo, quando retornam ao Brasil.

Pelo que se ouviu, durante mais de duas horas, todos concordaram que o tripé universidade, iniciativa privada e governo é mesmo essencial e necessário para impulsionar crescimento e desenvolvimento. No entanto, como compor esse modelo ainda é assunto para muitas discussões. Talvez seja mesmo uma tarefa para os futuros mestres em Administração.