UCS e Agrale firmam parceria para curso de Agronomia

A Universidade e as empresas Agrale e Lavrale assinaram, nesta quinta-feira, dia 14, um convênio de parceria para a cedência de tratores e implementos agrícolas a serem utilizadas no curso de Agronomia, em Caxias do Sul e Vacaria. O acordo prevê o empréstimo de dois tratores e mais nove implementos agrícolas. Os equipamentos, entre eles, uma plantadeira, dois arados, dois subsoladores, além de dois pulverizadores e duas roçadeiras, serão utilizados na disciplina de Mecanização Agrária, que ensina a manusear e a regular os equipamentos usados na agricultura. Também ficou acordado que o curso poderá dispor da Fazenda Três Rios, localizada em Vacaria, de propriedade da Agrale, para estudos e atividades práticas.

A cerimônia de assinatura teve a presença do vice-reitor, José Carlos Avino, do pró-reitor de Extensão, Alexandre Viecelli, do diretor do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Alindo Butzke, do coordenador do curso de Agronomia de Caxias do Sul, Jaime Luiz Lovatel, do responsável pelo Programa de Agroindústria da UCS, professor Gabriel Pauletti, do diretor do Campus Universitário de Vacaria, Homero Francisco Peixoto Camargo, da coordenadora do curso de Agronomia de Vacaria, Elaine Damiani Conte, do presidente da Agrale, Hugo Zattera, do diretor de Vendas e Marketing, Flávio Crosa, do gerente de Marketing da Agrale, Pedro Soares e do gerente administrativo e financeiro da Lavrale, Everaldo Luiz Boschetti.

"Para nós, um acontecimento nessa área e desse porte, de apoiar a Universidade e o sistema de ensino, é conseqüência do interesse crescente pelo desenvolvimento e demonstra que o caminho começa a ser aberto para a realização de outras parcerias com a UCS", afirmou o presidente da Agrale, Hugo Zattera.

O vice-reitor José Carlos Avino destacou a importância de uma parceria técnica e educacional. "O apoio dessas empresas é de extrema importância, tanto para o setor agrícola, quanto para o ensino da Universidade. Significa o quanto a gente tem de força na comunidade".

A parceria prevê a substituição dos equipamentos sempre que a empresa dispuser de novas tecnologias.