Indicador do MEC classifica a UCS, entre as universidades particulares, como a 2ª do Rio Grande do Sul e a 4ª do país.

O Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação no início da semana, classifica a UCS na 44ª posição entre as 173 universidades avaliadas no país e a a oitava no Rio Grande do Sul. Com 313 pontos e conceito 4, entre as instituições particulares, a UCS é a segunda universidade entre as gaúchas e a quarta entre as brasileiras.

O índice é construído com base numa média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, integradas e outros tiveram seu IGC divulgado, em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

São utilizados no cálculo do IGC a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição, para o conceito da graduação, e o conceito fixado pela CAPES para a pós-graduação stricto sensu. A média dos conceitos dos cursos é ponderada, de acordo com o número de matrículas dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). O indicador é um novo índice implantado pelo MEC para avaliação das IES. Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes ao ENADE (de 2005 a 2007) e a nota da CAPES da avaliação do triênio 2004-2006. Para a ponderação das matrículas da graduação, foram usados os dados dos Censos da Educação Superior de 2005 e de 2006.

"Este resultado coloca a UCS numa posição de destaque no estado e no país e reflete o esforço da Instituição em manter uma regularidade das avaliações dos cursos de graduação e a qualidade dos programas de pós-graduação. É uma vitória para a UCS que deixa a comunidade universitária satisfeita e orgulhosa", observa a pró-reitora de Graduação, professora Nilva Rech Stedile.

Várias ações, de acordo com a pró-reitora, estão sendo desenvolvidas na busca da melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Um dos pontos fortes, explica a pró-reitora, é a reestruturação de todos os currículos, dos projetos de curso da Universidade. Isso já está sendo implementado em vários cursos e até 2010 todos passarão por essa inovação curricular.

A pró-reitora também destacou as ações empreendidas pela Instituição na qualificação pedagógica dos docentes. "Nós temos certeza que o fazer pedagógico é decisivo para a qualidade do ensino oferecido pela Instituição e precisamos aprimorá-lo constantemente, no sentido de maximizar a aprendizagem do acadêmico, facilitando ao máximo o seu desenvolvimento".

Outra diretriz apontada pela pró-reitora é melhoria da infra-estrutura de ensino, pesquisa e extensão. "Quanto mais o estudante puder participar de projetos de pesquisa, por exemplo, mais ele terá oportunidades para qualificar sua aprendizagem". E essas melhorias, salienta a pró-reitora, podem ser percebidas na biblioteca e nos laboratórios, por exemplo. Neste ano, a UCS estará próxima de ter um milhão de exemplares no seu sistema de bibliotecas. Este é um dado que coloca a biblioteca da UCS entre as melhores do país.