XVI Encontro de Jovens Pesquisadores: veja os trabalhos que se destacaram.

Trabalhos que se destacaram nesta edição.

Depois de 16 anos, o Encontro dos Jovens Pesquisadores da UCS, encerrado na noite desta quinta-feira, dia 25, em uma cerimônia que premiou os cinco trabalhos que mais se destacaram nas três grandes áreas do conhecimento, segundo os avaliadores internos e externos, consolida-se como um dos mais significativos eventos da rotina acadêmica.

Nas fotos acima, os estudantes que tiveram seus trabalhos premiados na área das Ciências Humanas (na foto com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, José Clemente Pozenato), na área das Ciências Exatas (na foto com o coordenador geral de Pós-Graduação e Pesquisa, Mauricio Moura da Silveira) e na área das Ciências da Vida (na foto com o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Alindo Butzke). Por último, o Grupo de Pesquisa em Usinagem com o coordenador Rodrigo Panosso Zeilmann e o representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul - SIMECS.

Os estudantes premiados receberam um MP4 Player e o Grupo de Pesquisa em Usinagem recebeu o prêmio SIMECS.

Avaliações
Nos três últimos dias, trezentos estudantes apresentaram seus trabalhos de iniciação científica. Tanto nas salas do Bloco 46, onde se realizaram as apresentações orais, como no auditório do Bloco J, onde estavam expostos os pôsteres com os resumos dos trabalhos, o que se via era a manifestação viva do ambiente acadêmico. Interesse, seriedade, entusiasmo, e uma certa apreensão pelo momento de falar em público e "dar conta do recado" frente às bancas de avaliação. Mesmo entre aqueles que, como estudantes voluntários, tiveram apenas uns poucos meses de atividade de iniciação científica, o entusiasmo já era evidente.

Veja o que dizem alguns dos estudantes que apresentaram trabalhos no evento.



O número recorde de trabalhos inscritos em todas as áreas, a participação dos estudantes que ingressaram este ano nas atividades de iniciação científica, de forma voluntária, foram alguns dos pontos avaliados positivamente pelo professor Mauricio Moura da Silveira, coordenador geral da Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade. Presente a várias sessões de apresentação de trabalhos, ele também acompanhou as avaliações realizadas pelos comitês internos e externos (avaliadores do CNPq). "Certamente, um dos pontos a se ressaltar, é a qualidade dos trabalhos de nossos estudantes e a seriedade com que eles se preparam para fazer suas apresentações. A presença dos orientadores nesse evento e o acompanhamento que a maioria deles deu a seus orientados também é um ponto que merece destaque. A convivência entre estudantes e professores das diferentes áreas e sub-áreas também é um forte aspecto que contribui para a construção do ambiente acadêmico, num momento em que se planeja a integração dos currículos dos cursos de graduação. Esperamos que, nos próximos anos, o número de jovens pesquisadores cresça ainda mais, já que a pesquisa na graduação não tem a finalidade única de dar início a carreiras científicas mas, também, a de cumprir um papel fundamental para a formação profissional, nestes tempos de mudanças constantes, que é a capacidade de aprender sem o mestre por perto".

Veja o que dizem alguns dos professores que avaliaram os trabalhos dos Jovens Pesquisadores.



Fotos: Daiane Nardino