XVI Encontro de Jovens Pesquisadores: professores avaliadores destacam a qualidade dos trabalhos.

"Houve um aumento qualitativo nas pesquisas apresentadas no Encontro dos Jovens Pesquisadores deste ano. Este evento tem grande importância para a finalidade da Universidade, no que se refere à pesquisa. Nós estamos vendo estudantes que, logo no 2º ou no 3º semestre de curso, se associam a grupos de pesquisa maiores e, dessa forma, além de praticar a atividade de pesquisa, eles também passam a conviver com pesquisadores experientes e alunos, de graduação e pós-graduação, que já estão num estágio mais adiantado de formação. No mínimo, essa experiência vai resultar numa melhor formação profissional mas pode, na melhor das hipóteses, contribuir para a formação de pesquisadores". Professor Rafael José dos Santos - Membro do comissão de avaliação - área das Ciências Humanas e Sociais.



"O Encontro dos Jovens Pesquisadores é um evento necessário porque nos dá uma imagem do que se está produzindo em termos de pesquisa - básica e aplicada - dentro da Universidade. É importante porque promove o encontro entre pesquisadores e para os estudantes é um momento de intercâmbio com seus colegas e com os pesquisadores mais experientes. Para aqueles estudantes que ainda não participam de atividades de iniciação científica é um estímulo para uma futura participação". Professor Irajá do Nascimento Filho - Membro da comissão de avaliação - área das Ciências Exatas.



"Eu acompanho o Encontro dos Jovens Pesquisadores desde a sua criação e, embora a comunidade acadêmica ainda não tenha se apropriado do evento, na proporção que se almeja, o que se nota é um amadurecimento da própria pesquisa e do processo de orientação. Aqui, neste evento, está uma das formas mais privilegiadas de integração entre o ensino - de graduação e pós-graduação - e a pesquisa que se realiza na Universidade". Professora Marcia Maria Capellano dos Santos - Coordenadora de uma das sessões de apresentação oral de trabalhos.



"Eu destaco, nesta edição, a qualidade dos trabalhos, que está cada vez melhor. Constata-se uma evolução nas pesquisas, o que é muito importante para a Instituição, para a pesquisa e para a formação de nossos alunos" - Professor Diego Bonatto - Membro da comissão de avaliação - área das Ciências da Vida.



"A qualidade dos trabalhos é o que eu destaco neste encontro, se o compararmos às edições anteriores. Os bolsistas, a cada ano, estão mais preparados e mais interessados pela pesquisa. Também vejo isso acontecer na minha área de atuação, o Direito. Eu entendo que são esses eventos que motivam o interesse do estudante pela pesquisa. Alguns estudantes, mesmo sem o auxílio da bolsa de iniciação científica, já procuram as atividades de pesquisa, de forma voluntária, e as realizam com seriedade e qualidade". Professor Agostinho Oli Koppe Pereira - Membro da comissão de avaliação - área das Ciências Humanas e Sociais.



Fotos: Daiane Nardino