Cidade Universitária será campo de projetos ambientais.

Dentro do Programa de Ações Ambientais Integradas - PIAA, foram lançados na última quinta-feira, dia 25, dois projetos voltados para a conscientização e preservação ambiental: o projeto A Flora do Campus e o projeto TURUCS. O primeiro será desenvolvido pelos acadêmicos de Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Ambiental, e o segundo, idealizado pelos acadêmicos do Mestrado em Turismo, contará com a participação dos demais cursos na área ambiental.

Flora no Campus
Coordenados pelos professores Luciana Scur e Ronaldo Wasum, os acadêmicos farão o levantamento de todas as espécies arbóreas e arbustivas da Cidade Universitária. Após o levantamento, serão colocadas placas de identificação nas plantas (origem, nome cíentífico e popular). Segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, professor Alindo Butzke, a flora do campus foi muito bem preservada apesar da expansão dos prédios. Ele também ressaltou a importância do patrimônio ambiental da UCS, "que é de todos nós". E concluiu: "a Universidade apenas cria ações para protegê-lo e enaltecê-lo".

TURUCS
Acadêmicos do Mestrado em Turismo vão criar trilhas ecológicas dentro do campus, com a finalidade de promover a conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, oferecer aos visitantes mais uma opção de lazer. O trabalho será realizado em parceria com os cursos ligados à atividade ambiental, que irão colaborar na execução, desenvolvimento e manutenção dessas trilhas. O projeto prevê a implantação de três trilhas ecoturísticas (Capela de Pedra, Zoológico e Entre-lagos) com placas indicando período do percurso, identificação da fauna e da flora, além de orientações sobre educação ambiental.

A coordenadora do projeto, professora Rosane Lanzer, explica que a proposta é sensibilizar os visitantes com relação ao meio ambiente. "Os dois projetos se complementam", afirmou.

Para o coordenador do Programa Integrado de Ações Ambientais, e pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor José Clemente Pozenato, estes projetos são dois passos rumo à ambientalização da UCS. "Outros passos virão para que a Universidade de Caxias do Sul torne-se uma universidade verde".

Em comemoração à chegada da primavera, foram plantadas mudas de pitangueira, cerejeira, ipê roxo e ipê amarelo ao lado do Museu de Ciências Naturais. Elas foram as primeiras a receber as placas de identificação.

Fotos: Daiane Nardino